Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

‘Cometa do diabo’ poderá ser visto de todo Brasil; veja quando e como

Conforme previsão de astrônomos, 12P/Pons-Brooks poderá ser visto a partir da semana que vem

Brasileiros de todas as regiões do país vão pode acompanhar a passagem do cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido como “Cometa do Diabo”. Inclusive, quem mora no litoral Norte do Rio Grande do Sul, notou a passagem do cometa nessa quarta-feira (17).

Conforme previsão de astrônomos, o cometa do diabo poderá ser visto de outras regiões do Brasil a partir da semana que vem.

“O 12P/Pons-Brooks ou ‘cometa do diabo’ terá o seu periélio (momento de maior proximidade do sol) no dia 21 (domingo) e, de acordo com as projeções, deve ter o seu brilho máximo ao redor do dia 23 (quarta), quando ficará mais visível aos observadores celestiais”, destaca nota do instituto Metsul.

“O observador deve buscar o horizonte Oeste e em áreas sem obstáculos. O cometa vai aparecer na parte inferior do céu, logo acima do horizonte, nos momentos posteriores ao ocaso. Uma alternativa para melhor localizar o cometa é baixar um aplicativo de visualização do céu, como estrelas e planetas, tal como o Sky Map”, explica o texto.

O nome ‘cometa do diabo’ se deve ao formato de chifre do cometa que decorre da pressão de radiação solar que fez surgir uma cauda torta de gás e poeira no céu.

“O 2P/Pons-Brooks é um cometa periódico com período orbital de 71 anos. Cometas com um período orbital de 20 a 200 anos são referidos como cometas tipo Halley. É um dos cometas periódicos conhecidos mais brilhantes, alcançando uma magnitude visual absoluta de cerca de 5 em sua aproximação ao periélio”, diz o texto.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Leia mais