Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Banco Central comunica o vazamento de dados de 3 mil chaves Pix; veja detalhes

Todas as pessoas que tiveram informações expostas serão avisadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição

O Banco Central (BC) informou nesta quinta-feira (18) que 3.020 chaves Pix de clientes do Banco do Estado do Pará S.A. (Banpará) tiveram dados vazados. Trata-se do oitavo vazamento de informações desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020. As falhas teriam ocorrido por falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento, segundo comunicado do BC.

O vazamento aconteceu entre 20 de março e 13 de abril de 2024. Foram expostos os segundos dados, segundo o Banco Central:

  • nome do usuário
  • cadastro de Pessoa Física (CPF) com máscara
  • instituição de relacionamento
  • agência e número da conta

Todas as pessoas que tiveram informações do Pix expostas serão avisadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição.

Leia também

A exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo e podem ter sido capturadas. O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas. A legislação prevê multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade do caso.

Histórico

Esse foi o oitavo incidente de vazamentos de dados do Pix desde a criação do sistema, em novembro de 2020. Em agosto de 2021, ocorreu o vazamento de dados 414,5 mil chaves Pix por número telefônico do Banco do Estado de Sergipe (Banese). Inicialmente, o BC tinha divulgado que o vazamento no Banese tinha atingido 395 mil chaves, mas o número foi revisado mais tarde.

Com informações da Agência Brasil*


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista nascida na capital federal. Graduada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), foi editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. É especializada em Língua Portuguesa e Revisão de Texto. Na Itatiaia, é Supervisora de Conteúdo desde fevereiro de 2024.
Leia mais