Pix bate recorde e supera marca milionária de número de operações

Nessa sexta-feira (6), forma de pagamento bateu recorde de transações realizadas

Pix é o pagamento instantâneo brasileiro

Mesmo recente, o Pix já conquistou o coração e o bolso dos brasileiros. De acordo com o Banco Central, as transações pela forma de pagamento alcançaram 201,6 milhões de operações nessa sexta-feira (5).

“Os números são mais uma demonstração da forte adesão de pessoas e empresas ao Pix, meio de pagamento lançado pelo Banco Central em novembro de 2020", avaliou o Banco Central.

Leia também

Esse foi o dia de registro de mais operações, superando as 178,7 milhões de transações registradas em 6 de março, que detinha o recorde anterior.

Histórico do Pix

Sistema de pagamento desenvolvido pelo Banco Central, o Pix está em funcionamento desde novembro de 2020. Já em 2022, a forma de transferência financeira tornou-se a principal do mercado, com 29% das transações, ultrapassando o cartão de crédito.

Em 2023, o Pix movimentou mais de R$ 17,18 trilhões entre transações e pagamentos realizados. O Banco Central prevê o lançamento de uma nova funcionalidade para o Pix em 28 de outubro deste ano: o Pix automático. Essa modalidade vai permitir clientes agendar previamente pagamento que eles já sabem que precisam fazer.


Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é graduado em Jornalismo, pela UFMG, e em Cinema e Audiovisual, pelo Centro Universitário UNA BH. Tem experiência em diferentes áreas da comunicação e marketing. Com passagem pela TV UFMG, na Itatiaia atuou inicialmente nas editorias de Entretenimento, Cultura e Minas Gerais. Atualmente, colabora com as editorias Pop e Carnaval.

Ouvindo...