Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

IBGE lança novo mapa-múndi com Brasil no ‘centro do mundo'; entenda

Nova versão do mapa-múndi está na 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar, usado como referência ao público estudantil; Presidente Lula foi a primeira pessoa a receber a publicação

A 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar, lançada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coloca o Brasil no centro do mapa-múndi. O novo mapa foi apresentado ao público na última terça-feira (9), em um evento na Casa do G20, em Ipanema, no Rio de Janeiro.

Na sua representação mais clássica, o mapa-múndi o Brasil costuma aparecer do lado esquerdo do mapa e a Europa é colocada como o centro. Os mapas tradicionais costumam usar o meridiano de Greenwich que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente.

Em uma publicação no X (antigo Twitter), o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, afirmou que "é um dever do IBGE destacar a importância desta publicação na formação do povo brasileiro. E como o Brasil é visto no mundo”.

Leia também

O Presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) foi o primeiro a receber a nova versão do mapa, em 21 de março. mapa também foi entregue ao presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ao senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), ao ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e ao ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

Além da novidade em colocar o Brasil no “centro do mundo”, o atlas traz informações sobre o território brasileiro e de mais de 180 países. O mapa está disponível na versão digital e imprensa da publicação, que pode ser adquirida na loja do IBGE.

“A nova edição, além de atualizada em seu volume impresso, tem uma versão digital, com inovações na forma de apresentação das informações e como diferencial contém mapas com o Brasil no centro do mundo. O mapa-múndi, elaborado pelo IBGE, tem a marcação dos países que compõem o G20 e dos que possuem representação diplomática brasileira, além de algumas informações básicas sobre o Brasil, como população e área, entre outros dados”, informou Pochmann.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Leia mais