Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Maria Lata d'Água, missionária e ex-passista do Carnaval carioca, morre aos 90 anos em SP

Aos 70 anos, em 2004, ela tornou-se missionária da Canção Nova e passou a viver em Cachoeira Paulista (SP); Maria Lata d'Água morreu por “complicações próprias da idade”

A missionária e ex-passista Maria Mercedes Chaves Roy, conhecida como Maria Lata d'Água, morreu aos 90 anos na sexta-feira (23), em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo.

Ela estava internada em um hospital da cidade e morreu devido a “complicações próprias da idade”, segundo a Canção Nova, comunidade católica da qual ela fazia parte.

A ex-passista nasceu em Minas Gerais e se mudou para o Rio de Janeiro ainda na infância, aos 11 anos. Maria Lata d'Água foi uma importante passista do Carnaval carioca.

Por 45 anos, a missionária desfilou na Sapucaí pelas escolas de samba Salgueiro, Portela, Estácio de Sá, Padre Miguel e Beija-Flor.

Maria Mercedes ganhou o apelido de Maria Lata d'Água aos 18 anos, quando desfilou pela primeira vez. A ex-passista sambou com uma lata cheia de água, de 20 litros, sobre a cabeça.

“Na avenida, saía dançando apenas nas pontas dos dedos. Ajoelhava e sentava no chão, esticava as pernas, sentava nos pés, como uma bailarina, equilibrando a lata apenas com o pescoço. Não deixava cair nenhuma gota de água para fora!”, disse ela em entrevista à Canção Nova.

Maria Lata d'Água também foi inspiração para a marchinha “Lata d’água na cabeça”, composta por Luís Antônio e Jota Júnior em 1952.

Leia também

Conversão para o catolicismo e a vida missionária

Em 1990, Maria Lata d'Água ouviu “um chamado de Deus”, durante o Retiro de Água Viva, na arena do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

“Lá, dei meu primeiro testemunho, e Deus me chamou naquele momento. Abandonei tudo, não saio mais no carnaval. Eu me senti tocada pelo amor e vim para a Canção Nova fazer o caminho”, disse ela à Canção Nova Notícias em 2018.

Aos 70 anos, em 2004, a ex-passista tornou-se missionária da Canção Nova e passou a viver em Cachoeira Paulista (SP).

Canção Nova e Portela lamentam a morte de Maria Lata d'Água

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Leia mais