As ondas fortes provocaram a queda da carga de fogos de artifício programados para o Réveillon, no domingo (31), em Praia Grande, litoral de São Paulo. O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) relatou que os artefatos caíram nas águas e foram levados pela correnteza.
O episódio teve início por volta das 14h, próximo ao bairro Vila Tupi. O GBMar informou ter solicitado a intervenção da Guarda Municipal e da Marinha do Brasil. A prefeitura assegurou, em comunicado, que a situação não representa perigo aos banhistas, mas advertiu contra a manipulação dos objetos.
Embarcação vira e fogos de Réveillon afundam em Praia Grande (SP) https://t.co/T7bZz8RmOy pic.twitter.com/fOPya5YeUa
— Itatiaia (@itatiaia) December 31, 2023
Por meio de nota, o GBMar acrescentou que a Marinha do Brasil é responsável por tais ocorrências e já comunicou que a empresa responsável pela embarcação “está tomando as medidas necessárias para retirar a embarcação da situação de risco”.
Nas imagens registradas pelos turistas e publicadas nas redes sociais, mostra a balsa vazia no mar. Posteriormente, banhistas filmaram caixas de fogos de artifício já na faixa de areia.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido um alerta de perigo potencial para a região Litoral Sul de São Paulo, prevendo ventos de até 60 Km/h na região. A empresa responsável pela festa de réveillon está recolhendo o material.
A prefeitura assegura ainda que os locais de posicionamento das balsas foram aprovados pela Capitania dos Portos. Em resposta ao incidente, as condições das demais balsas estão sendo constantemente monitoradas.