O governo federal vai repassar R$ 104 milhões para a construção do Aeroporto Internacional do Norte Paulista, em Olímpia. O repasse foi garantido pela União no orçamento para 2024, segundo a prefeitura do município. Ainda não há uma data para o início das obras.
O município, que fica na região de São José do Rio Preto, investiu R$ 19 milhões na compra do terreno para a construção do aeroporto. O local fica em uma área de mais de 200 hectares, às margens da Rodovia Assis Chateaubriand. A prefeitura também firmou uma parceria com a Infraero.
Conforme o projeto, a pista do aeroporto terá mais de 2 quilômetros de extensão, apropriada para aviões de grande porte. A expectativa é de que o aeroporto tenha capacidade para cerca de 500 mil operações por ano, podendo receber no futuro voos da América Latina.
Segundo a administração municipal, a proposta do novo aeroporto atende estudos de viabilidade contratados pela prefeitura que mostram uma projeção de crescimento regional até 2038. Pelos estudos, estima-se fluxo de mais de 6 milhões de visitantes em Olímpia.
Atualmente, o Estado conta com os aeroportos internacional de Congonhas, na capital paulista, de Guarulhos, na Grande São Paulo e o de Viracopos, em Campinas.