Ouvindo...

Lula sanciona lei e transforma Dia da Consciência Negra em feriado nacional

Data relembra a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares; texto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no fim do mês passado

Dia da Consciência Negra agora é feriado nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta quinta-feira (21), o projeto de lei que transforma o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em feriado em todo o país. O texto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no fim do mês passado.

Celebrada em 20 de novembro, a data remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores do Brasil durante o período colonial, de resistência contra a escravização negra no país. Atualmente, a data é feriado apenas em seis estados. São eles: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo. Além disso, mais de 1,2 mil cidades já tinham feriados nesta data. A partir de agora, o 20 de novembro passa a ser feriado nacional

Pelo X (antigo Twitter), Lula anunciou a sanção da lei e afirmou que a data é ‘importante na valorização das raízes culturais do povo brasileiro’.Desde 2003, as escolas passaram a ser obrigadas a incluir o ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

O que é o Dia da Consciência Negra?

O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro. A data foi relembra a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que morreu no dia 20 de novembro de 1695 após ser entregue à tropas bandeirantes. A data foi redescoberta por historiadores e ganhou ainda mais importância com a luta do movimento negro na década de 1970. O Dia da Consciência Negra foi oficializado por lei em 2011.

(Com informações de Agência Brasil)

Siga o canal da Itatiaia no WhatsApp. Clique aqui e faça parte

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.