Ouvindo...

Empresário português é preso pela PF por tráfico internacional de bebês

Prisão aconteceu em Valinhos, no interior de São Paulo

Operação da Polícia Federal contra tráfico internacional de bebês em Valinhos (SP)

Um empresário português foi preso na segunda-feira (4) em Valinhos, no interior de São Paulo, por suspeita de tráfico internacional de bebês. A prisão de Marcio Mendes Rocha aconteceu durante uma operação da Polícia Federal (PF).

Além do empresário, também são investigadas uma secretária dele, duas advogadas e duas mães de bebês. Na segunda, a PF cumpriu, além do mandado de prisão, outros quatro de busca pessoal e um de busca e apreensão em Valinhos e Itatiba, também no interior paulista.

Segundo a polícia, a investigação começou em novembro de 2023, a partir de pedido do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), depois da informação de que um bebê recém-nascido em Valinhos, que ainda estava na Santa Casa da cidade, tinha sido abandonado pela mãe e registrado como filho do português.

A PF identificou que, em menos de um mês, o homem tinha registrado outra recém-nascida no mesmo hospital. A polícia brasileira e portuguesa tentam localizar essa criança, que foi levada para Portugal e pode estar na cidade de Porto com o companheiro do português.

De acordo com a investigação, os registros de paternidade se deram com uso de documentos falsos perante a Justiça Estadual, em juízos diferentes. Os registros eram acompanhados de pedidos de guarda unilateral dos bebês, o que permitia ao homem sair do país com a criança sem anuência da mãe.

Até o momento, os crimes investigados pela PF são tráfico internacional de crianças, registro falso, promoção de ato destinado ao envio de criança ou adolescente para o exterior com inobservância das formalidades legais ou para obter lucro. Esses crimes podem ultrapassar 18 anos de prisão.

A reportagem tenta contato com a Santa Casa de Valinhos e com a defesa do empresário português.

Jornalista há 15 anos, com experiência em impresso, online, rádio, TV e assessoria de comunicação. É repórter da Itatiaia em São Paulo.