A onda de calor e os alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foram alguns dos assuntos mais comentados das últimas semanas. Quase todo o estado de Minas Gerais foi afetado pelo aumento de temperatura e a falta de chuva.
Notícias como “alerta vermelho para onda de calor” foram comuns, mas, apesar disso, é comum que muitas pessoas não saibam qual o significado de cada um dos alertas emitidos pelo Inmet. Confira abaixo o que significa o alerta amarelo, laranja e vermelho do Inmet.
Alerta amarelo
Perigo potencial. Segundo o Inmet, a situação meteorológica em cidades em alerta amarelo é potencialmente perigosa. O órgão recomenda que a população tenha cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico e se mantenha informado sobre as condições meteorológicas previstas, evitando correr riscos desnecessários.
Alerta laranja
Perigo. Nestes casos, a situação meteorológica é considerada perigosa. O Inmet pede para que a população permaneça muito vigilante, se informe regularmente sobre as condições meteorológicas previstas e esteja ciente sobre os chamados “riscos inevitáveis”.
Alerta vermelho
Grande Perigo. O Inmet afirma que as cidades em alerta vermelho estão sujeitas a “fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional”, com grande possibilidade de grandes danos e acidentes que podem causar riscos para a integridade física ou até mesmo à vida humana. O Inmet pede para que a população se mantenha informada sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Além disso, se informe por meio de órgãos de segurança ou de imprensa para possíveis atitudes, como evacuação.