Ouvindo...

Onda de calor: sensação térmica pode chegar a 60ºC no Rio de Janeiro

Essa sensação térmica é comum em localidades costeiras do Golfo Pérsico e no Oriente Médio

Calor vai aumentar no Rio de Janeiro nos próximos dias

Moradores da cidade do Rio de Janeiro podem ser preparar para enfrentar dias mais quentes nesta semana. Após registrar sensação térmica de 58,5ºC na estação de Guaratiba, na manhã dessa terça-feira (14). Modelos numéricos apontam a intensificação do calor nos próximos dias com o pico de extremos de temperatura e sensação entre quinta (16) e sábado (17), com sensação podendo chegar a 60 ºC.

“A MetSul reitera a sua previsão que em alguns bairros da cidade do Rio de Janeiro a temperatura à sombra (não sensação térmica) pode alcançar valores tão altos quanto 44ºC a 45ºC ou mais”, ressalta.

Conforme o Alerta Rio, os maiores registros de sensação térmica na capital Fluminense foram de 58,5ºC em Guaratiba às 9h10; 54,2ºC em Santa Cruz às 10h45; 54,1ºC em Irajá às 13h35; 48,1ºC no Alto da Boa Vista às 12h55; 46,6ºC em São Cristóvão às 12h50; 46,3ºC no Riocentro às 8h50; e 45,0ºC no Jardim Botânico às 13h05.

“Valores de sensação térmica no patamar observado na cidade do Rio de Janeiro são mais comuns de se observar em localidades costeiras do Golfo Pérsico, em países como o Irã, Kuwait ou Emirados Árabes, no Oriente Médio”.

A MetSul explica que a sensação térmica é calculada com base usando temperatura e umidade. Como o Rio de Janeiro é uma cidade litorânea e tem maior umidade, sob temperatura muito alta acaba por registrar extremos de sensação. Na maior parte do Sudeste do Brasil, o calor é seco e a sensação em muitas cidades chega a ser inferior à temperatura pela umidade muito baixa.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.