A semana que começa será marcada por extremos no Brasil: temperaturas jamais vistas em parte do país e tempestades e volumes excessivos de chuva com enchentes. Essas são as informações divulgadas nesse domingo (12) pelo MetSul.
“A temperatura vai alcançar marcas tão altas, mas tão altas, que a onda de calor se inserirá como um dos eventos mais extremos de temperatura já observados no território brasileiros desde os primeiros registros meteorológicos incipientes no século 19", alertou. Confira as máximas de domingo
Paraná - 40,5ºC
São Paulo - 41,6ºC
Mato Grosso do Sul - 42,7ºC
Rio de Janeiro - 41,0ºC
Espírito Santo - 40,8ºC
Minas Gerais - 41,4ºC
Bahia - 40,5ºC
Goiás - 40,8ºC
Mato Grosso - 40,4ºC
O calor aumenta muito nesta semana no Centro do Brasil com máximas de 43ºC a 45ºC e isoladamente superiores. “Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá, Campo Grande e Belo Horizonte podem ter as suas maiores máximas desde o começo dos registros há um século ou mais” , acrescentou.
Os dados indicam a possibilidade de máximas de até 38ºC a 40ºC na capital paulista, o que seria recorde desde o começo dos registros em 1943, e de até 45ºC ou mais na cidade do Rio de Janeiro nas medições do Alerta Rio. Belo Horizonte, que jamais chegou a 39ºC, pode atingir ou passar dos 40ºC.
Tempestades
Onde terá muita chuva e temporais nesta semana será no Sul do Brasil. A MetSul Meteorologia alerta que o quadro de enorme instabilidade permanece no Rio Grande do Sul na maior parte desta semana, trazendo muita água, especialmente na Metade Norte.
“Uma massa de ar excepcionalmente quente no Centro-Oeste e no Sudeste bloqueia a instabilidade e chove muito na periferia da massa de ar superaquecida”, disse.
A MetSul adverte que a tendência é de chuva em grande parte desta semana no Sul do Brasil com acumulados excessivos com marcas entre 100 mm e 200 mm em um grande número de cidades e registros de 200 mm a 300 mm, isoladamente superiores de 300 mm a 400 mm, em pontos entre a Metade Norte gaúcha e Santa Catarina.