O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima: agora, é o momento em que alguns candidatos começam a ficar inseguros sobre o que precisam revisar para a prova. No próximo domingo (12), os inscritos deverão responder 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza (Química, Biologia e Física). Para auxiliar os corações aflitos dos estudantes, a Itatiaia pediu dicas para o professor de Matemática da Rede Chromos de ensino, Marlon Silva.
O profissional recomenda que nos dias que antecedem a prova os candidatos mantenham a calma e continuem estudando no ritmo que eles construíram durante o ano. Silva explica que esse é o momento que os candidatos devem confiar no que já estudaram. “Continuem estudando no nível revisional. Pegando os conteúdos importantes, analisando as últimas provas e aqueles conteúdos que têm mais cobrança. Não devem intensificar muito o ritmo”, recomenda.
O que revisar para prova de Matemática do Enem 2023?
Para revisar, Silva recomendou que os alunos deem uma olhada nos seguintes conteúdos:
Operações de matemática básica: divisão, multiplicação, soma, subtração, potenciação e radiciação.
Estatística: leitura de gráficos, interpretação de quadros e tabelas
Geometria espacial
Geometria Plana
Funções do primeiro e segundo grau
Probabilidade
Análise Combinatória
Trigonometria
Quais fórmulas de Matemática caem no Enem 2023?
Transformação de Unidade de Medida
Áreas de figuras planas (triangulo, quadrado e retângulo)
Fórmulas de volumes dos sólidos (paralelepípedo, cubo, pirâmide, esfera, cone e cilindro)
Funções do primeiro e do segundo grau
Fórmulas de Análise Combinatória (arranjo e combinação)
Estratégias para fazer a prova de Matemática
O professor explica que no Enem é importante que os alunos saibam identificar quais são as questões fáceis, médias e difíceis. Ele esclarece que para resolver a prova, os candidatos devem priorizar as questões de menor nível de dificuldade porque o exame calcula a nota de acordo com a Teoria da Resposta ao Item (TRI). O exame confere uma maior pontuação para as questões mais fáceis.
“A TRI (Teoria de Resposta ao Item) quer saber se o aluno mantém a coerência. Se ele acertar as questões que são tranquilas, depois, ele vai encontrar uma dificuldade maior naquelas questões difíceis”, explicou.
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