Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Enem 2023: veja dicas para a semana antes das provas finais

Intervalo de uma semana entre provas é oportunidade para revisar conteúdo e também descansar

Professora dá dicas sobre o que fazer na semana anterior ao segundo dia de Prova do Enem 2023

Professora dá dicas sobre o que fazer na semana anterior ao segundo dia de Prova do Enem 2023

Paulo Pinto/Agência Brasil

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 acontece no próximo domingo (12), e muitos estudantes ficam inseguros sobre o que fazer neste período entre as duas provas. Para acalmar os corações aflitos, a Itatiaia pediu conselhos para professora de biologia e Coordenadora Pedagógica do pré ENEM Denise Arão.

O que fazer no período anterior à prova?

Passada a tensão do primeiro dia de prova, principalmente da redação, a professora sugere que já nesta segunda-feira (6) os candidatos coloquem o pé no acelerador e estudem bastante os conteúdos de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e Matemática. “De forma geral, o que aumenta a nota dos alunos são as provas do segundo dia”, explica

Denise afirma que, neste momento, é essencial que o candidato esqueça como foi seu desempenho no primeiro dia de prova. “Vamos seguir em frente para Ciências da Natureza e Matemática”.

O que fazer na véspera da prova?

O sábado (11) antes da prova do Enem costuma ser um dia de muita ansiedade para os inscritos que querem alcançar uma vaga no ensino superior. Para Denise, esse momento não é o mais apropriado para estudar. “Primeira coisa: o candidato tem que descansar, ele tem que ter uma boa noite de sono na véspera do Enem. O descanso adequado é fundamental para manter a mente aberta e focada durante o exame”, comenta. O apoio da família pode ser fundamental: “Eu sugiro que os estudantes fiquem perto de quem amam e que conversem com quem ofereça apoio emocional e encorajamento”, opina a professora.

Dicas

  • Tenha uma boa noite de sono

  • Mantenha uma dieta equilibrada e evite alimentos pesados

  • Tenha uma boa hidratação

  • Descanse na véspera da prova e procure fazer algo que gosta para relaxar

O que fazer na manhã de domingo (12) antes da prova?

A professora recomenda que os inscritos acordem cedo e façam técnicas de relaxamento, como meditação e respiração profunda. “Saia [de casa] com antecedência. Não esqueça de conferir os documentos e as canetas”, lembrou.

Denise afirma que a confiança também é um ponto crucial. “Eu falo com meus alunos que eles devem confiar no próprio potencial. Muitas vezes o candidato tem a impressão que podia ter feito mais”, orienta.

Dicas

  • Leve alimentos leves e uma garrafinha de água para prova

  • Separe os documentos com antecedência

  • Leve três canetas esferográficas pretas com tubo transparente

Dicas para reduzir a ansiedade

Por ser uma prova que dá acesso a uma vaga na universidade, o Enem traz muita pressão para os candidatos. Para reduzir a ansiedade, Denise afirma que os inscritos precisam ter em mente que a prova é apenas uma parte de suas trajetórias. “O Enem é apenas uma parte do percurso educacional.[os candidatos] não devem colocar pressão excessiva sobre si”, finaliza.

Como calcular uma estimativa da nota?

Depois do primeiro dia do Enem, muitos inscritos costumam conferir os acertos em gabaritos extraoficiais. No entanto, é preciso que o candidato se lembre que o número de acertos não corresponde à nota final.

“O número de acerto absoluto não representa a nota oficial porque o Enem trabalha no sistema de correção baseado na TRI, que a gente chama de ‘Teoria de Resposta ao Item’, em que questões mais fáceis e difíceis acabam valendo pontos diferentes. O número de acerto absoluto não representa a nota real do candidato”, explica.

Gabaritos do primeiro dia do Enem

Em parceria com o Chromos, a Itatiaia traz os gabaritos extraoficiais do 1º dia do Enem.

Confira a correção das provas:
Gabarito PROVA AZUL do Enem 2023
Gabarito PROVA BRANCA do Enem 2023
Gabarito PROVA AMARELA do Enem 2023
Gabarito PROVA ROSA do Enem 2023

Ana Luisa Sales é estudante de jornalismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente escreve para as editorias entretenimento, curiosidades e cidades.
Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, tem mestrado profissional em comunicação digital na Sorbonne, em Paris.
Leia mais