O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou nesta segunda-feira (30) que os candidatos inscritos no Enem 2023 que foram alocados para fazer a prova a uma distância de mais de 30km de suas residências e que não puderem ir ao local do exame poderão fazer a prova nos dias 12 e 13 de dezembro - os locais ainda serão divulgados. A medida foi anunciada depois que estudantes denunciaram que os locais de prova estavam a distâncias extremas das residências que registraram na inscrição.
De acordo com o Inep, os inscritos não serão prejudicados com a mudança na data porque a metodologia do Enem “permite a comparabilidade das notas e a igualdade de condições entre os participantes”. O Instituto disponibilizará na Página do Participante uma aba para que os inscritos que se enquadrem na situação mandem seus pedidos para análise. O sistema receberá as informações no período de 13 a 17 de novembro.
O Instituto afirmou que cerca de 50 mil inscritos - correspondente a aproximadamente 1% dos candidatos - foram alocados para fazer o exame em uma distância de suas residências maior que 30km. Segundo Inep, os estudantes afetados estão concentrados, majoritariamente, em grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
Por fim, o instituto também reforçou que não há casos de inscritos alocados em um município diferente do que foi informado pelo próprio participante durante a inscrição. Além disso, pontou que a cidade escolhida para fazer a prova não poderá ser alterada.
Histórico
O Inep divulgou, no último dia 24 de outubro, os locais de prova para os candidatos inscritos no Enem 2023. A partir da divulgação, os candidatos foram às redes sociais reclamar das distâncias de suas residências até o local designado pela organizadora das provas, a Cebraspe.
Entre essas pessoas está Fernanda Guedes (nome fictício), candidata do Rio de Janeiro que foi alocada em um bairro a 44km de distância da sua casa. Ela relatou que teria que pegar diversas conduções para chegar ao local e passar por zonas que estão em conflito. Para a jovem “o Enem se tornou uma prova de resistência. O foco era apenas a prova, agora é chegar até o local da aplicação”.
Enem 2023
O primeiro dia de provas do Enem é no domingo, 5 de novembro, quando serão aplicadas provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação. No segundo dia, que será em 12 de novembro, serão as provas de Ciências da Natureza e Matemática.
A Itatiaia preparou um guia com tudo que você precisa saber sobre a prova.