A principal região turística de Roraima, que fica no município de Amajari, no Norte do estgado, está coberta de fumaça devido a incêndios florestais que atingem a região deste setembro deste ano. Os focos queimam as montanhas, afugentam os animais e enchem o ar da serra de fumaça. Moradores temem que as chamas aumentem durante o período seco.
"É um desastre para mim. A vegetação já está escassa, o tempo está seco, com muita fumaça”, o relato é da professora aposentada Dianair Amorim, de 63 anos, ao g1. Ela é moradora da Serra do Tepequém, principal região turística de Roraima, no município do Amajari, Norte do estado.
Tepequém é um dos locais turísticos mais visitados de Roraima repleto de cachoeiras, um platô que chega a quase 1.022 m de altura e pelo clima ameno durante a noite, proporcionado pelas serras.
Imagens mostram pontos turísticos da serra do Tepequém cobertos por fumaça. Os registros também mostram a Defesa Civil de Amajari e brigadistas voluntários trabalhando para controlar as chamas.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Roraima atuam no combate ao fogo desde a segunda quinzena de setembro. Eles destacam ao g1 que “apesar de os esforços dos bombeiros e brigadistas voluntários da região, os incêndios persistem, principalmente em locais de difícil acesso onde os combatentes não conseguem chegar”.
Disseram ainda que o governo de Roraima trabalha para contratação de novos brigadistas no Amajari e que seguem monitorando a situação na região.