Um paciente renal, que estava na fila por um transplante de rim há nove anos precisou ser “resgatado” de helicóptero pelo Corpo de Bombeiros enquanto fazia uma trilha em Petrópolis, no Rio de Janeiro, após ser informado de que poderia passar pelo transplante em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. A ação foi registrada no último sábado (23).
Ricardo Medeiros de Oliveira, de 48 anos, estava fazendo o percurso da trilha da Pedra do Sino, entre Petrópolis e Teresópolis, no famoso Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Durante o passeio, ele recebeu um aviso de sua vez para receber o transplante de rim havia chegado e que havia um órgão disponível em Juiz de Fora.
Como ele estava a mais de 2 mil metros de altura, militares do Corpo de Bombeiros precisaram fazer uma operação de emergência para “resgatar” o montanhista. A ação contou com a participação de dez militares e dois helicópteros, e o vídeo que mostra o momento do resgate viralizou na internet.
A notícia foi divulgada inicialmente pelo colunista Ancelmo Gois, do O Globo. Ricardo passou pelo transplante no domingo (24) e, neste momento, se recupera na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).