Ouvindo...

Paciente escreve ‘sim’ e ‘não’ nos joelhos com medo de erro cirúrgico

A orientação de diferenciar o joelho que iria passar pela cirurgia veio das próprias enfermeiras do hospital

O joelho que deveria passar pela cirurgia foi identificado com um ‘sim’, e o que não seria operado foi identificado com um ‘não’

Um homem que passaria por uma cirurgia no joelho surpreendeu os médicos ao se prevenir de um eventual erro escrevendo as palavras “sim” e “não” nos joelhos, para mostrar qual deveria ser operado. O caso aconteceu no último sábado (12), em Fortaleza, no Ceará.

Segundo o paciente, o geneticista Anderson Arruda, a orientação veio das próprias enfermeiras. Elas explicam que sempre que a cirurgia é em um membro que a pessoa tenha dois, a fim de evitar confusões, é importante diferenciá-los.

“A enfermeira me mandou um texto também com recomendações pré-cirúrgicas, como dieta e como ia ser. Nesse texto, tinha a orientação de marcar a perna que ia ser operada”, contou ao portal g1.

Para minimizar erros cirúrgicos, o Ministério da Saúde possui um protocolo desenvolvido com a Organização Mundial da Saúde (OMS), chamado de “Manual para Cirurgia Segura”. Ele envolve diversos passos, entre eles, etapas de verificação antes, durante e depois do procedimento.