Ouvindo...

Pesquisa promissora do Butantan é publicada em revista revisada e editada por crianças

Apenas crianças revisam e editam o periódico científico Frontiers For Young Minds; a ideia é fazer com que os artigos sejam mais acessíveis

Pesquisa do Butantan tem protencial de virar um tratamento contra asma e esclerose múltipla

Pesquisadores do Instituto Butantan publicaram um artigo na revista Frontiers For Young Minds, uma revista científica revisada e editada exclusivamente por crianças. Embora seja comum que artigos sejam revisados por cientistas independentes antes de serem publicados em periódicos, este caso é diferente por receber orientações feitas por crianças.

Na revista Frontiers For Young Minds, os artigos são revisados por crianças de escolas americanas, com auxílio de professores. Os alunos apontam as principais dúvidas que surgiram após a leitura dos artigos e os pontos que devem ser melhores esclarecidos.

Os pesquisadores do Butantan destacaram, ainda, que a interação com as crianças ajudou a simplificar os conceitos e reforçou a importância do trabalho de divulgação da ciência. Enquanto normalmente os autores do artigo não tem qualquer contado com os revisores, neste caso as crianças se sentaram em reuniões com os pesquisadores para esclarecerem dúvidas.

A ideia da revista é que qualquer pessoa, especialista ou não, possa entender o que está escrito no artigo. Por isso, as crianças sugeriram aos pesquisadores a inclusão de ilustrações, além da criação de um glossário das palavras mais complicadas no fim do artigo.

A pesquisa da equipe brasileira investiga venenos de peixes peçonhentos que possuem uma substância com potencial de virar, no futuro, um tratamento mais eficaz contra doenças inflamatórias, como asma e esclerose múltipla.