Mais de 8 milhões de brasileiros caíram em golpes financeiros em 2022, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). E com tantos meios de pagamento diferentes e facilitados, os criminosos conseguem diversificar seus modos de atuação e fazer vítimas de várias formas.
Para não cair em golpes e evitar ter prejuízos, veja abaixo 10 golpes financeiros muito comuns na internet e confira dicas de como se proteger e proteger os seus dados.
Golpe da maquininha
O que é: existem muitas versões deste golpe. O visor da maquininha pode estar quebrado e o cliente não consegue ver o valor da compra; o vendedor cobra o pedido duas vezes; o sistema da maquininha clona o cartão, entre outras.
Como se proteger: tenha muita atenção na hora de pagar uma compra com cartão; confira se o valor está correto e se o cartão certo foi devolvido para você; dê preferência aos pagamentos por aproximação.
Golpe do INSS (prova de vida)
O que é: golpistas entram em contato com beneficiários do INSS, pedindo dados para marcar a prova de vida ou fazer a revisão do valor do benefício.
Como se proteger: o INSS nunca entra em contato com beneficiários para oferecer serviços, então não passe informações pessoais nem faça pagamentos. Entre em contato com o INSS pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
Golpe do falso presente
O que é: o suspeito liga para a vítima se passando por representante de uma empresa e dizendo que vai mandar um brinde para a pessoa, que deve pagar apenas a taxa de entrega.
Como se proteger: desconfie de presentes inesperados e nunca pague taxas de entrega por produtos que você não comprou nem esperava receber.
Golpe do roubo de dados (phising)
O que é: supostos funcionários de banco ou empresa enviam links de “atualização cadastral” para o cliente. Em alguns casos, o golpista afirma que a conta da vítima foi invadida e pede para que ele troque a senha.
Como se proteger: só atualize seus dados por meio de aplicativos e sites oficiais das empresas. Confira se o remetente do e-mail ou SMS é oficial e, se ficar desconfiado, entre em contato com a empresa pelos canais de atendimento oficiais.
Golpe do motoboy:
O que é: a vítima recebe uma suposta ligação do banco dizendo que seu cartão havia sido clonado e que um motoboy vai até o endereço da vítima para recolher o cartão.
Como se proteger: nenhum banco recolhe cartão na casa de seus clientes, então não passe seu cartão ou senha para ninguém. Se precisar descartá-lo, corte o chip. Caso receba alguma ligação suspeita, entre em contato com o banco pelos canais de atendimento oficiais.
Golpe do empréstimo
O que é: o suposto representante bancário entra em contato com a vítima oferecendo empréstimos com taxas de juros atrativas, mas pede que o cliente pague uma taxa adiantada para receber o crédito.
Como se proteger: nunca faça adiantamentos ou qualquer pagamento para receber empréstimos.
Golpe do Whatsapp
O que é: o criminoso cria um perfil no Whatsapp com o nome e a foto de uma pessoa, e passa a entrar em contato com parentes e amigos, dizendo que trocou de número e pedindo transferências.
Como se proteger: entre em contato com a pessoa pelo número tradicional dela e confirme se ela realmente pediu uma transferência. Além disso, desconfie de mensagens que não está acostumado a receber.
Golpe da troca de cartão
O que é: o golpista manda o cliente digitar a senha antes do momento certo, observa os números digitados, coloca a maquininha fora da visão do cliente e troca o cartão, entregando um cartão falso para a vítima.
Como se proteger: não deixe ninguém te observar enquanto você digita sua senha; dê preferência a pagamentos por aproximação; mantenha o cartão próximo de você; se você tiver o cartão trocado ou perdê-lo, faça o bloqueio dele o mais rápido possível.
Golpe da falsa central de atendimento
O que é: suspeitos se passam por atendentes de uma empresa ou banco e entram em contato para tentar descobrir informações e dados pessoais dos clientes.
Como se proteger: nunca fale senhas ou dados do seu cartão por telefone nem compartilhe códigos de acesso.
Golpe do boleto falso
O que é: criminosos enviam boletos de cobrança de cartão de crédito ou contas de consumo por e-mail e também pelos correios.
Como se proteger: confira se os três primeiros dígitos do número do código de barras corresponde ao banco emissor (por exemplo: 077 é o código do Inter). Além disso, dê preferência aos boletos retirados pelo app ou site da empresa ou pague pelo
Débito Direto Autorizado (DDA) .