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Conheça 10 golpes financeiros comuns na internet e descubra como se proteger

Maquininha, Whatsapp e boletos são algumas das formas usadas pelos golpistas para fazer vítimas; mais de 8 milhões de brasileiros caíram em golpes em 2022

Confira as principais artimanhas dos golpistas e veja como não cair nelas

Mais de 8 milhões de brasileiros caíram em golpes financeiros em 2022, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). E com tantos meios de pagamento diferentes e facilitados, os criminosos conseguem diversificar seus modos de atuação e fazer vítimas de várias formas.

Para não cair em golpes e evitar ter prejuízos, veja abaixo 10 golpes financeiros muito comuns na internet e confira dicas de como se proteger e proteger os seus dados.

Golpe da maquininha
  • O que é: existem muitas versões deste golpe. O visor da maquininha pode estar quebrado e o cliente não consegue ver o valor da compra; o vendedor cobra o pedido duas vezes; o sistema da maquininha clona o cartão, entre outras.

  • Como se proteger: tenha muita atenção na hora de pagar uma compra com cartão; confira se o valor está correto e se o cartão certo foi devolvido para você; dê preferência aos pagamentos por aproximação.

Golpe do INSS (prova de vida)
  • O que é: golpistas entram em contato com beneficiários do INSS, pedindo dados para marcar a prova de vida ou fazer a revisão do valor do benefício.

  • Como se proteger: o INSS nunca entra em contato com beneficiários para oferecer serviços, então não passe informações pessoais nem faça pagamentos. Entre em contato com o INSS pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

Golpe do falso presente
  • O que é: o suspeito liga para a vítima se passando por representante de uma empresa e dizendo que vai mandar um brinde para a pessoa, que deve pagar apenas a taxa de entrega.

  • Como se proteger: desconfie de presentes inesperados e nunca pague taxas de entrega por produtos que você não comprou nem esperava receber.

Golpe do roubo de dados (phising)
  • O que é: supostos funcionários de banco ou empresa enviam links de “atualização cadastral” para o cliente. Em alguns casos, o golpista afirma que a conta da vítima foi invadida e pede para que ele troque a senha.

  • Como se proteger: só atualize seus dados por meio de aplicativos e sites oficiais das empresas. Confira se o remetente do e-mail ou SMS é oficial e, se ficar desconfiado, entre em contato com a empresa pelos canais de atendimento oficiais.

Golpe do motoboy:
  • O que é: a vítima recebe uma suposta ligação do banco dizendo que seu cartão havia sido clonado e que um motoboy vai até o endereço da vítima para recolher o cartão.

  • Como se proteger: nenhum banco recolhe cartão na casa de seus clientes, então não passe seu cartão ou senha para ninguém. Se precisar descartá-lo, corte o chip. Caso receba alguma ligação suspeita, entre em contato com o banco pelos canais de atendimento oficiais.

Golpe do empréstimo
  • O que é: o suposto representante bancário entra em contato com a vítima oferecendo empréstimos com taxas de juros atrativas, mas pede que o cliente pague uma taxa adiantada para receber o crédito.

  • Como se proteger: nunca faça adiantamentos ou qualquer pagamento para receber empréstimos.

Golpe do Whatsapp
  • O que é: o criminoso cria um perfil no Whatsapp com o nome e a foto de uma pessoa, e passa a entrar em contato com parentes e amigos, dizendo que trocou de número e pedindo transferências.

  • Como se proteger: entre em contato com a pessoa pelo número tradicional dela e confirme se ela realmente pediu uma transferência. Além disso, desconfie de mensagens que não está acostumado a receber.

Golpe da troca de cartão
  • O que é: o golpista manda o cliente digitar a senha antes do momento certo, observa os números digitados, coloca a maquininha fora da visão do cliente e troca o cartão, entregando um cartão falso para a vítima.

  • Como se proteger: não deixe ninguém te observar enquanto você digita sua senha; dê preferência a pagamentos por aproximação; mantenha o cartão próximo de você; se você tiver o cartão trocado ou perdê-lo, faça o bloqueio dele o mais rápido possível.

Golpe da falsa central de atendimento
  • O que é: suspeitos se passam por atendentes de uma empresa ou banco e entram em contato para tentar descobrir informações e dados pessoais dos clientes.

  • Como se proteger: nunca fale senhas ou dados do seu cartão por telefone nem compartilhe códigos de acesso.

Golpe do boleto falso
  • O que é: criminosos enviam boletos de cobrança de cartão de crédito ou contas de consumo por e-mail e também pelos correios.

  • Como se proteger: confira se os três primeiros dígitos do número do código de barras corresponde ao banco emissor (por exemplo: 077 é o código do Inter). Além disso, dê preferência aos boletos retirados pelo app ou site da empresa ou pague pelo Débito Direto Autorizado (DDA).

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.