A consulta pública lançada pelo Ministério da Educação (MEC) para coletar opinião de alunos, professores, gestores e entidades da educação sobre o Novo Ensino Médio acaba nesta quinta-feira (6).
A abertura de espaço para opinião da população veio após fortes críticas de diversos setores da sociedade ao formato proposto para o currículo desse ciclo de ensino. O
Entre as principais críticas está a questão dos itinerários formativos. Disciplinas implementadas pelas escolas viralizaram na internet pela pouca relevância dentro o currículo pedagógico formal, como “brigadeiro caseiro”, “RPG, “o que rola por aí". Escolas alegam pouca estrutura e falta de equipe especializada para a implementação de oficinas e cursos mais robustos e pertinentes.
Nos últimos meses, houve reivindicação, por parte de alguns grupos e entidades, pela
O que acontece agora
O MEC tem, a partir do fim da consulta, 30 dias para produzir um relatório com base nas sugestões enviadas durante o processo.
Esse material servirá como base para as possíveis mudanças a serem realizadas. Essas alterações serão feitas por meio de portarias ou resoluções do Conselho Nacional de Educação.
Novo Ensino Médio
O
(Com Agência Brasil)