Montadora BYD assumirá fábrica da Ford na Bahia

Acordo foi firmado em reunião com o vice-presidente global da marca chinesa, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador da Bahia

Ford encerrou sua produção no Brasil

A BYD assumirá a fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, em anúncio programado para a próxima terça-feira (4). A informação foi confirmado pelo governador da Bahia Jerônimo Rodrigues nas redes sociais.

De acordo com o UOL, o acordo foi firmado em reunião com vice-presidente global da marca chinesa, Stella Li, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Casa Civil Rui Costa.

A reportagem do UOL ainda apurou que a empresa teria perdido a concessão do porto de Aratu, que tinha sido cedido à Ford e que será utilizado para a produção de energia eólica.

“Acabamos de sair de uma reunião com o presidente Lula e a BYD confirmou conosco que na próxima terça-feira estaremos em Salvador anunciando a nova unidade de fabricação de automóveis elétricos em Camaçari. Neste ato a BYD vai apresentar todos os detalhes”, disse o governador no Twitter.

Relembre

Em 11 de janeiro de 2021, a montadora Ford anunciou que fechararia suas fábricas no Brasil. Serão fechadas as plantas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP). O mercado nacional será abastecido com veículos produzidos, principalmente, na Argentina e no Uruguai, países cujas operações da empresa não serão afetadas.

A empresa manterá apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia; o Campo de Provas, em Tatuí (SP); e sua sede regional em São Paulo.

A justificativa é a crise gerada pela pandemia que atinge o mundo desde o início de 2020. Segundo a Ford, a pandemia da covid-19 “amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...