Brasil doará aeronaves da Polícia Federal e da Marinha a países vizinhos

Governo brasileiro considera os equipamentos obsoletos; doação foi autorizada pelo Congresso Nacional

Aeronave Bell Jet Ranger III, modelo que será doado ao Uruguai

O governo brasileiro publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (12) a decisão que oficializa a doação de quatro aeronaves da Polícia Federal (PF) e da Marinha do Brasil ao Paraguai e ao Uruguai. A medida segue deliberação dos Ministérios da Defesa e da Justiça, com aval do Congresso Nacional.

Segundo o texto, o Paraguai receberá dois helicópteros modelo 412 Classic, fabricados pela Bell Aircraft Corporation, pertencentes ao Comando de Aviação Operacional da Polícia Federal, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Já o Uruguai será contemplado com duas aeronaves Bell Jet Ranger III, atualmente em uso pela Marinha do Brasil.

Leia também

Ainda conforme o documento, as aeronaves serão doadas no estado atual de conservação, e as despesas com o translado até a fronteira ficarão a cargo da União, por meio de dotações orçamentárias específicas.

Também serão cedidos ao Paraguai materiais de natureza militar do Comando do Exército, incluindo uma passadeira flutuante de alumínio e seis Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado, modelo M108.

De acordo com o governo, os equipamentos são considerados obsoletos e não representam prejuízo às Forças de Segurança e de Defesa brasileiras. Para o Palácio do Planalto, a iniciativa contribuirá para a modernização e ampliação das capacidades operacionais das forças paraguaias e uruguaias, fortalecendo a segurança regional, “com o aumento da capacidade de resposta a situações de emergência e no combate ao crime transnacional”.

As duas leis sancionadas — Leis nº 15.341 e nº 15.338 — tiveram origem em projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional entre 2022 e 2023. Segundo a justificativa, a iniciativa busca fortalecer as relações diplomáticas e a cooperação militar entre o Brasil e os países vizinhos.

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.

Ouvindo...