As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se encerram nesta sexta-feira (16). Apesar de o governo federal ter programas de isenção da taxa de inscrição, no valor de R$85, muitos jovens não conseguem ser contemplados. Uma alternativa é buscar ONGs que ajudam os estudantes que não podem pagar a encontrarem um financiador.
O Movimento Amplia é uma das organizações que conectam os jovens a quem pode pagar pela sua inscrição. “Muitas vezes o que falta é apenas o valor da inscrição para que a pessoa ingresse na universidade”, destacou a Diretora Executiva, Luana Reis.
Depois de conseguirem ingressar em uma instituição de ensino, estudantes que foram beneficiados podem até se tornar financiadores do projeto. “Acabei de doar o valor de uma taxa de inscrição do Enem em agradecimento a terem pago a do meu filho no ano passado, pois estava sem condições”, disse Erika Sousa, mãe de um estudante beneficiado em 2022, após fazer uma doação.
Nos últimos três anos, a iniciativa já ajudou a pagar mais de 2 mil inscrições para o Enem, e outras 1,4 mil para outros vestibulares. O foco do projeto é atender candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, que ainda são sub representados na universidade. Em 2022, 85% das candidaturas foram desse público-alvo.
Segundo a organização, muitos jovens não conseguem o direito pela isenção da taxa por falta de conhecimento sobre o benefício, dificuldade de compreensão sobre o processo de solicitação, não enquadramento nos critérios, ou, ainda, a solicitação é negada sem motivo aparente, já que as organizações têm um limite no número de isenções que concedem.
O estudante que deseja participar da campanha deve fazer sua inscrição no Enem, e em seguida acessar o site