Neste sábado (6), o
A votação foi realizada há 30 anos, em 21 de abril de 1993, e mais de 90 milhões de brasileiros foram as urnas decidir se o Brasil deveria continuar sendo uma república, ou se deveria virar uma Monarquia. Além disso, o brasileiro também deveria votar no sistema de governo: se continuava com o presidencialismo ou se migrava para o parlamentarismo.
A República venceu com 66% dos votos, enquanto a monarquia recebeu apenas 10%. A escolha de sistema de governo foi um pouco mais acirrada: 55% optaram por continuar com o presidencialismo, enquanto 24% votou pelo parlamentarismo.
Brasil Império
É importante lembrar que o Brasil viveu uma monarquia entre 1822, ano da independência do país, até 1889, quando aconteceu a Proclamação da República e Marechal Deodoro da Fonseca foi escolhido como primeiro presidente do Brasil.
Durante a monarquia, o Brasil viveu três períodos: entre 1822 a 1831, o país foi governado por Dom Pedro I. Ele renunciou ao trono em 1831, em favor de seu filho, e voltou para Portugal, que vivia uma crise na época.
Como o filho do monarca tinha apenas cinco anos, em 1831 o Brasil entrou no Período Regencial, no qual regentes eleitos governaram o país em nome do rei. Esta época foi marcada por rebeliões e disputas políticas.
Foi apenas em 1840 que ocorreu o Golpe da Maioridade, no qual políticos brasileiros anteciparam a maioridade de Pedro de Alcântra e o coroam como Dom Pedro II, quando ele tinha apenas 14 anos.