A filhote de capivara ‘Filó' poderá permanecer com seu ‘pai’,
Na publicação, o parlamentar comemorou a a vitória e afirma que o animal vive em seu habitat natural e não precisará ser entregue às autoridades.
“Nesse caso em específico, o animal vive em seu habitat natural, não foi tirado, nem encarcerado e, embora algumas condutas devam ser ajustadas (como o tipo de conteúdo produzido), ela está lá e assim continuará, pois vive em liberdade”, conta.
O deputado ressalta que campanhas educativas devem ser prioridade para garantir as melhores condutas com espécies silvestres, além de alertar sobre a triste realidade do tráfico de animais.
“O tráfico de animais silvestres é uma das mais tristes realidades da sociedade atual, representando o 3º maior do mundo, apenas atrás do tráfico de ent0rpecentes e do tráfico de arm4s. O caso em tela, extremamente específico, jamais deverá servir de estímulo para alguém “também querer um animal silvestre”, e esse pensamento, é (i)responsabilidade de cada um de vocês. Faça sua parte!”, completa.
Relembre o caso
Um tiktoker que mostrava sua rotina com um filhote de capivara, que mantinha como animal de estimação, foi multado pelo Ibama do Amazonas por maus-tratos e retirada de animal selvagem do habitat natural.
Pelo seu perfil no Instagram, Agenor Tupinambá informou que foi denunciado por exploração animal e precisou pagar multas de R$17 mil reais. Também foi determinado que ele retire todos os vídeos com a Filó, a capivara e entregue o animal a um centro de tratamento.