O CENP - Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário - completa 25 anos em 2023. Para celebrar a data, reuniu nesta quinta (30) em São Paulo, players importantes do mercado publicitário para o CenpHub, um dia de imersão que deu início às comemorações. No evento, publicitários, profissionais da comunicação e representantes de empresas privadas se encontraram para trocar experiências e debater o futuro das relações entre agências de publicidade e seus clientes.
Luiz Lara, presidente do CENP, conversou com a Itatiaia e lembrou que há 25 anos os principais nomes do mercado se juntaram para propor o fórum e discutir a autorregulamentação. Para ele, isso permitiu que a propaganda, no Brasil, seja considerada uma das três melhores do mundo. Luiz lembrou o papel do Conar, e explicou que “qualquer cidadão se sinta desrespeitado por uma propaganda que ele julgue abusiva ou mentirosa pode acessar o Conar - Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária”.
Por fim, celebrou o aniversário do CENP, “criado em 1998 e hoje celebrando 25 anos, renovado com a volta dos anunciantes e com a volta dos elos digitais, está realmente cuidando da harmonização e do equilíbrio nas relações comerciais. Todos trabalhamos para o consumidor. Ele é o soberano, ele é quem decide. A publicidade informa, educa, ninguém é obrigado a comprar. E o consumidor, quanto mais bem informado ele for, melhor ele decide”, finalizou.
A importância da autorregulamentação também foi destacada por Adriana Machado, publicitária da Tom Comunicação e membro do Conselho Superior do Conar.
Ela lembra que o Conar é um exemplo de que os agentes do mercado em conjunto com a sociedade são capazes de produzir regras adequadas e cumpri-las. "É replicável para o resto da sociedade, é a própria sociedade civil combinar um conjunto de regras éticas e fazê-las valer. Eu eu faço parte do Conar há muitos anos e eu sempre ouço que o Conar não é lei e não pode obrigar nada. Não pode, realmente, mas ele é rigorosamente respeitado, uma campanha que descumpra os preceitos e for condenada no Conar, ela sai do ar pois os veículos também são signatários do Conar e do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Então ela sai do ar”, explicou.
Desafios
Igor Puga, do Santander, conversou com a Itatiaia sobre os desafios da publicidade atual. O maior deles - manter a marca na mente do cliente. Com a atenção pulverizada e hábitos multitela, é impossível estar ostensivamente em todos os lugares como se fazia antigamente. Para ele, a solução é conteúdo. “Agora é sobre qualidade, não sobre quantidade. Isso exige uma transformação nas empresas pois qualidade tem que ter relevância. Se o que você tem a dizer não é importante para as pessoas, não há dinheiro que compre essa atenção, né?”, explica.
Mudar essa mentalidade é desafiador. Igor Puga avalia que é necessário “um redesenho da cadeia de trabalho para que a gente, de fato, tenha uma conversa, um diálogo para as pessoas, que não seja empurrado, onde eu apresente alguma coisa e não simplesmente pela pessoa não poder trocar de canal ela ser impactada, mas sim porque ela tem a vontade de continuar consumindo aquilo, então a gente deixa de fazer anúncio para fazer alguma espécie de conteúdo”, completa.
Regionalização e Itatiaia
O presidente da Itatiaia, Diogo Gonçalves, participou como painelista e discutiu o tema “Regionalização, identidade e potência” - como veículos locais e regionais podem se unir a marcas para aproveitar a potência dos mercados regionais e a diversidade do Brasil.
"É muito bom dividir, aqui em São Paulo e com todo esse público, o momento que nós estamos na Itatiaia e o poder de influência que temos na Itatiaia”, comentou Diogo Gonçalves. “Viemos mostrar o que nós, em Minas, estamos fazendo. O poder da regionalização, ou seja, o poder de influência que a Itatiaia tem em Minas. Cada mineiro se sente um pouco dono dessa rádio, dessa empresa, da Itatiaia, que tem tanta autoridade, tanta credibilidade, tanta influência nesse mercado. E, de fato, levando tudo o que importa pra Minas, ao redor de Minas, do Brasil, do mundo. Hoje somos uma plataforma 360, estamos em todas as redes sociais, com mais de 15h por dia de programação ao vivo no YouTube, além do nosso portal de notícias, do nosso aplicativo, e também no famoso radinho”, completou o presidente da Itatiaia.
Bruno Bianchini, diretor comercial da Itatiaia, reforçou a importância do mercado regional. “A Itatiaia tem essa facilidade, esse prazer, essa alegria de falar com o mineiro como talvez ninguém fala. É um sentimento de pertencimento. As marcas e os anunciantes nos procuram para se aproximar do mineiro. É o que a Itatiaia, nos seus 71 anos, faz de melhor, é o que está na essência dela”, reforçou.
(Com informações da repórter Mariana Manetta, de São Paulo)