Pelo menos 7 em cada 10 dívidas de consumidores inadimplentes foram pagas no setor bancário em outubro de 2022, segundo dados do Serasa. Já o segmento de utilidades, que engloba contas de água, luz e gás, teve 66% dos débitos pagos no mesmo mês. Considerando todos os segmentos, 54% das dívidas foram pagas.
“Mesmo com o cenário de inadimplência que temos observado, muitas pessoas estão conseguindo quitar suas dívidas negativadas, mas ainda precisam priorizar aquelas que afetam diretamente o cotidiano. O setor de Bancos e Cartões, por exemplo, exige que a população limpe seus nomes para continuar tendo acesso ao crédito, uma das ferramentas que têm garantido o custeio de itens primordiais e o fechamento das contas no fim do mês. Outro segmento que ganha destaque é o de Utilities, que garante acesso aos serviços básicos como água e luz”, explica o economista Luiz Rabi, do Serasa.
A região do Sudeste é a 3ª que mais concentra dívidas inadimplentes pagas em até 60 dias, com 59,5% das dos débitos recuperados.
Como sair da inadimplência
O Serasa oferece, em seu portal, ofertas de renegociação de dívidas com algumas empresas parceiras, com a opção de parcelamento em até 72 vezes.
Para fazer a renegociação, basta acessar o site Serasa Limpa Nome e digitar seu CPF. Desta forma, é possível consultas as dívidas. Lá, é possível escolher a melhor opção de negociação e gerar um boleto.