Esta sexta-feira (25) é o dia de comprar produtos e serviços com descontos da Black Friday. A data que surgiu nos Estados Unidos já caiu no gosto do comércio e dos consumidores brasileiros e tem gente que espera o ano todo pelas promoções do período.
Pensando nisso, lojas e shoppings de Belo Horizonte estão preparados e com a expectativa de muito movimento ao longo do dia. Por volta das 7h, no Centro da capital, já era possível encontrar clientes procurando por produtos na rua Curitiba, esquina com Tamóios. O local é bastante conhecido pela concentração de lojas de departamento, além de estabelecimentos de de roupas e calçados.
Cerca de cinquenta pessoas formaram uma fila para aguardar a abertura da Lojas Americanas à procura de eletrodomésticos e acessórios para casa, como, mesa e banho com um preço bom.
Cuidado com as fraudes
Com tanta popularidade, também é grande o número de problemas para os consumidores. O advogado e presidente da comissão de defesa do consumidor da OAB mineira, Tiago Augusto de Freitas, explica que o mais importante é desconfiar de promoções que pareçam impossíveis.
“A gente costuma brincar: ‘não existe almoço de graça’. Então algo que custa R$100 saindo por R$10, o consumidor tem que ficar atento. Isso sem sombra de dúvidas é uma das maiores pegadinhas.”
Thiago aponta como problema a divulgação de informações falsas. “A publicidade enganosa e a ausência de informações claras quanto ao prazo de entrega. Muitos consumidores reclamam de que as empresas aumentam os preços para depois diminuir e falar que é uma oferta.”
Evite dores de cabeça
O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) elaborou uma série de dicas para que o consumidor aproveite a promoção e evite se tornar vítima de criminosos virtuais.
Durante os próximos dias, pesquise a evolução do preço do produto que pretende adquirir, bem como as condições de pagamento disponibilizadas pelos diversos fornecedores. No dia da promoção, confira se o produto faz parte da Black Friday e compare seu preço com os que você coletou.
Confira se o produto que você deseja adquirir existe de fato no estoque da loja. Há registros de casos em que o consumidor comprou um artigo pelo preço promocional mas a loja não entregou alegando falta de estoque. Se isso acontecer, o consumidor tem três opções: exigir o cumprimento forçado da oferta, aceitar um outro produto pelo mesmo preço pago ou ainda receber de volta o dinheiro que pagou.
Muito cuidado com sites falsos. Eles são praticamente idênticos aos originais. Suspeite de ofertas muito tentadoras. Em caso de dúvida, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e confira se o preço praticado é aquele mesmo.
Suspeite dos anúncios recebidos por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens. Fraudadores utilizam esses aplicativos para promover seus golpes, oferecendo produtos com grandes descontos mas que, na verdade, jamais serão entregues depois de efetuado o pagamento.
Evite acessar sites que são enviados por e-mail ou SMS. Se quiser entrar no site de alguma empresa, digite o endereço eletrônico dela no navegador de seu computador. Não entre pelo link fornecido.
Se o site oferece como opções de pagamento apenas o PIX, o boleto bancário e a transferência bancária, desconfie. Prefira negociar com lojas virtuais que aceitam pagamento com cartão de crédito ou de débito.
A Fundação Procon SP oferece o serviço “Evite esses sites”, contendo o endereço eletrônico em ordem alfabética, razão social da empresa e número do CNPJ ou CPF, além da condição de “fora do ar” ou “no ar”. Essa lista é composta por sites que cometeram fraudes ou que não puderam ser encontrados, quando notificados pelo Procon.
Verifique se o site é seguro: no momento da transação, confira se no canto superior esquerdo da tela há um cadeado fechado. Isso significa que a conexão é segura.
Guarde todos os dados da compra, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento, data de entrega do produto e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver. Se o produto não for entregue até a data combinada, o consumidor poderá exigir a entrega imediata do produto ou cancelamento da compra com a devolução do valor eventualmente pago de forma antecipada.
Direito de arrependimento: nas compras online, o consumidor pode desistir da compra no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. O fornecedor deve informar, sempre de maneira clara e ostensiva, os meios adequados e eficazes para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor.
Exija sempre a nota fiscal.
Em caso de reclamação ou dificuldade, procure o Procon de sua cidade ou formalize a sua reclamação no site
www.consumidor.gov.br , caso o fornecedor esteja cadastrado nessa plataforma.