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Black Friday: consumidores formam fila no centro de BH antes da abertura das lojas

Por volta das 7h, no Centro de Belo Horizonte, já era possível encontrar clientes procurando por produtos na rua Curitiba, esquina com a Rua dos Tamóios

Clientes aguardam a abertura das Lojas Americanas, no Centro de BH

Esta sexta-feira (25) é o dia de comprar produtos e serviços com descontos da Black Friday. A data que surgiu nos Estados Unidos já caiu no gosto do comércio e dos consumidores brasileiros e tem gente que espera o ano todo pelas promoções do período.

Pensando nisso, lojas e shoppings de Belo Horizonte estão preparados e com a expectativa de muito movimento ao longo do dia. Por volta das 7h, no Centro da capital, já era possível encontrar clientes procurando por produtos na rua Curitiba, esquina com Tamóios. O local é bastante conhecido pela concentração de lojas de departamento, além de estabelecimentos de de roupas e calçados.

Cerca de cinquenta pessoas formaram uma fila para aguardar a abertura da Lojas Americanas à procura de eletrodomésticos e acessórios para casa, como, mesa e banho com um preço bom.

Cuidado com as fraudes

Com tanta popularidade, também é grande o número de problemas para os consumidores. O advogado e presidente da comissão de defesa do consumidor da OAB mineira, Tiago Augusto de Freitas, explica que o mais importante é desconfiar de promoções que pareçam impossíveis.

“A gente costuma brincar: ‘não existe almoço de graça’. Então algo que custa R$100 saindo por R$10, o consumidor tem que ficar atento. Isso sem sombra de dúvidas é uma das maiores pegadinhas.”

Thiago aponta como problema a divulgação de informações falsas. “A publicidade enganosa e a ausência de informações claras quanto ao prazo de entrega. Muitos consumidores reclamam de que as empresas aumentam os preços para depois diminuir e falar que é uma oferta.”

Evite dores de cabeça

O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) elaborou uma série de dicas para que o consumidor aproveite a promoção e evite se tornar vítima de criminosos virtuais.

  • Durante os próximos dias, pesquise a evolução do preço do produto que pretende adquirir, bem como as condições de pagamento disponibilizadas pelos diversos fornecedores. No dia da promoção, confira se o produto faz parte da Black Friday e compare seu preço com os que você coletou.

  • Confira se o produto que você deseja adquirir existe de fato no estoque da loja. Há registros de casos em que o consumidor comprou um artigo pelo preço promocional mas a loja não entregou alegando falta de estoque. Se isso acontecer, o consumidor tem três opções: exigir o cumprimento forçado da oferta, aceitar um outro produto pelo mesmo preço pago ou ainda receber de volta o dinheiro que pagou.

  • Muito cuidado com sites falsos. Eles são praticamente idênticos aos originais. Suspeite de ofertas muito tentadoras. Em caso de dúvida, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e confira se o preço praticado é aquele mesmo.

  • Suspeite dos anúncios recebidos por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens. Fraudadores utilizam esses aplicativos para promover seus golpes, oferecendo produtos com grandes descontos mas que, na verdade, jamais serão entregues depois de efetuado o pagamento.

  • Evite acessar sites que são enviados por e-mail ou SMS. Se quiser entrar no site de alguma empresa, digite o endereço eletrônico dela no navegador de seu computador. Não entre pelo link fornecido.

  • Se o site oferece como opções de pagamento apenas o PIX, o boleto bancário e a transferência bancária, desconfie. Prefira negociar com lojas virtuais que aceitam pagamento com cartão de crédito ou de débito.

  • A Fundação Procon SP oferece o serviço “Evite esses sites”, contendo o endereço eletrônico em ordem alfabética, razão social da empresa e número do CNPJ ou CPF, além da condição de “fora do ar” ou “no ar”. Essa lista é composta por sites que cometeram fraudes ou que não puderam ser encontrados, quando notificados pelo Procon.

  • Verifique se o site é seguro: no momento da transação, confira se no canto superior esquerdo da tela há um cadeado fechado. Isso significa que a conexão é segura.

  • Guarde todos os dados da compra, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento, data de entrega do produto e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver. Se o produto não for entregue até a data combinada, o consumidor poderá exigir a entrega imediata do produto ou cancelamento da compra com a devolução do valor eventualmente pago de forma antecipada.

  • Direito de arrependimento: nas compras online, o consumidor pode desistir da compra no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. O fornecedor deve informar, sempre de maneira clara e ostensiva, os meios adequados e eficazes para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor.

  • Exija sempre a nota fiscal.

  • Em caso de reclamação ou dificuldade, procure o Procon de sua cidade ou formalize a sua reclamação no site www.consumidor.gov.br, caso o fornecedor esteja cadastrado nessa plataforma.

Ana Luiza Bongiovani é jornalista e também graduada em direito. É repórter da Itatiaia.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.