O vice-presidente de Tecnologia e Digital da Caixa Econômica Federal, Cláudio Salituro, deixa o cargo após denúncias de assédio. O comunicado foi feito pela estatal nessa segunda-feira (17). Vídeos em que ele estaria constrangendo servidores do banco vieram à tona, recentemente. Salituro é o quarto vice-presidente a deixar o cargo desde que o então presidente Pedro Guimarães foi alvo de denúncias de assédio sexual, em junho deste ano.
Em comunicado, a Caixa informou que aceitou o pedido de renúncia de Salituro que alegou questões pessoais. “A Caixa Econômica Federal comunica à sociedade brasileira, aos seus clientes e empregados, e ao mercado em geral que o Conselho de Administração acatou, nesta data, o pedido de renúncia, por questões pessoais, do Sr. Cláudio Salituro ao cargo de vice-presidente de Tecnologia e Digital”, escreveu o banco. “A Caixa agradece pelas relevantes contribuições, profissionalismo e dedicação, desejando-lhe sucesso nos novos desafios”, acrescentou. O nome do substituto não foi comunicado pela Caixa, conforme informações do Estadão.
Cláudio Salituro tomou posse como vice-presidente de Tecnologia e Digital em fevereiro de 2019. Em julho deste ano, o blog do jornalista Ricardo Noblat, no site Metrópoles, divulgou vídeos em que o vice-presidente aparece filmando e constrangendo servidores da Caixa. Nas imagens, Salituro utiliza palavrões e profere xingamentos contra os funcionários e terceirizados da empresa. Na época, a Caixa chegou a afirmar que “todas as informações seriam encaminhadas para análise da Corregedoria do banco, bem como pela empresa independente a ser contratada pela nova gestão”.