A Caixa Econômica Federal vai pagar a partir de segunda-feira (17) um lote complementar do abono salarial PIS para cerca de 1,1 milhão de trabalhadores. Os valores se referem a pagamentos foram objeto de revisão de valor, que têm origem judicial ou que não foram retirados durante os calendários já encerrados (exercícios de 2016 a 2020).
O crédito será feito na conta que o trabalhador tenha na Caixa ou em conta poupança social digital aberta automaticamente no nome dele, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
O valor do abono salarial pode chegar ao valor de até um salário mínimo (R$ 1.212), de acordo com a quantidade de meses trabalhados. Só recebe o valor total quem trabalhou os 12 meses do ano referência para o pagamento do abono.
O que é o Abono Salarial
Instituído pela Lei n° 7.998/90, o Abono Salarial equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo a ser pago conforme calendário anual estabelecido pelo CODEFAT aos trabalhadores que satisfaçam os requisitos previstos em lei.
A Caixa atua como Agente Pagador do Abono Salarial, sob gestão do Ministério do Trabalho e Previdência. A origem dos recursos para pagamento é do FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador.