Ouvindo...

Morre Dom Cláudio Hummes, cardeal que trabalhou com Bento 16 e inspirou o papa Francisco

Cardeal inspirou o papa Francisco a escolher o nome de São Francisco de Assis; eles estavam lado a lado no momento da eleição

Cardeal tinha 87 anos e lutava contra um câncer

Morreu nesta segunda-feira (4) o cardeal Dom Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo. Ele tinha 87 anos e lutava contra um câncer no pulmão. A morte foi confirmada pela Arquidiocese de SP.

Conforme a nota, Hummes lutou contra “prolongada enfermidade, que suportou com paciência e fé em Deus”.

Gaúcho de Salvador do Sul, foi da Ordem Franciscana dos Frades Menores, passou pelas ordenações sacerdotal e episcopal respectivamente em 1958 e 1975. Também foi bispo em Santo André e arcebispo em Fortaleza.

O papa Francisco afirmou a jornalistas, em 2013, que Hummes o inspirou a escolher o nome de São Francisco de Assis; eles estavam lado a lado no momento da eleição.

Francisco contou a história em 2013: “Quando os votos atingiram dois terços, surgiu o habitual aplauso, porque fui eleito o Papa. Ele abraçou-me, beijou-me e disse-me: ‘Não te esqueças dos pobres!’ E aquela palavra se gravou em minha cabeça: os pobres, os pobres. Logo depois, associando com os pobres, pensei em Francisco de Assis”.

De 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero.

Em 2019, foi relator geral da Assembleia Especial do Sínodo para a Igreja Católica na Amazônia, realizada pelo Vaticano de 6 a 27 de outubro. Na época, o cardeal também presidia a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) e a Comissão Pastoral para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “A vida na Amazônia talvez nunca tenha estado tão ameaçada como hoje”, declarou.

O religioso citou a Amazônia 29 vezes e destacou que a floresta corre riscos “pela destruição e exploração ambiental, pela violação sistemática dos direitos humanos elementares da população amazônica, de modo especial a violação dos direitos dos povos indígenas, como o direito ao território, à autodeterminação, à demarcação dos territórios e à consulta e ao consentimento prévio (...). O aquecimento global, pelo efeito estufa, gerou uma crise climática sem precedentes, grave e urgente”, declarou. “A Terra não aguenta mais.”

* Com informações de Estadão Conteúdo

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.