Volkswagen faz homenagem bem-humorada aos 50 anos da Fiat no Brasil
Fabricante alemã celebra aniversário da rival nas redes sociais, destaca contribuição para a indústria nacional e reforça disputa pela liderança do mercado brasileiro

A rivalidade entre Fiat e Volkswagen ganhou um tom amistoso nas redes sociais. Para celebrar os 50 anos de atuação da marca italiana no Brasil, a rival alemã publicou uma homenagem bem-humorada à concorrente, reunindo dois dos maiores ícones da indústria automotiva nacional: o Fusca e o Fiat 147.
A publicação foi inspirada na nova campanha institucional da Fiat, lançada para marcar seu cinquentenário no país. Enquanto a fabricante italiana adotou o slogan "Da janela de um Fiat, a gente virou fã do Brasil", a resposta da Volkswagen veio na mesma linha: "Da janela de um Volkswagen, acompanhamos a história da Fiat desde o início". A interação rapidamente chamou a atenção dos fãs das marcas e reforçou uma das maiores rivalidades do mercado automotivo brasileiro.

Além da brincadeira, a Volkswagen destacou a importância da Fiat para o desenvolvimento da indústria automotiva nacional. Em sua mensagem, a empresa afirmou que a marca instalada em Betim-MG, assim como a própria Volkswagen, acreditou no potencial do Brasil, investiu em produção, tecnologia, desenvolvimento de profissionais e ajudou a fortalecer o setor ao longo das últimas cinco décadas.
Dois carros que marcaram época
A escolha dos modelos utilizados na imagem também tem forte significado histórico. O Fusca representa o início da consolidação da Volkswagen no Brasil e se tornou um dos automóveis mais emblemáticos do país.

Já o Fiat 147 marcou a estreia da produção da Fiat em Betim, em 1976, além de introduzir novidades importantes para o mercado nacional, como o motor transversal. Em 1979, o modelo entrou para a história ao se tornar o primeiro automóvel produzido em série no mundo movido exclusivamente a etanol.
Rivalidade segue intensa nas vendas
Apesar do clima amistoso nas redes sociais, a disputa entre as duas montadoras permanece acirrada nas concessionárias. Segundo os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Fiat encerrou o primeiro semestre de 2026 na liderança do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, com 270.941 unidades emplacadas e 19,94% de participação.

A Volkswagen aparece na segunda colocação, com 224.923 veículos vendidos e 16,55% de market share. Juntas, as duas fabricantes concentram 36,49% de todo o mercado nacional, mantendo uma vantagem confortável sobre as demais concorrentes. No período, foram emplacados 1.359.107 automóveis e comerciais leves no Brasil, volume 20,11% superior ao registrado no mesmo intervalo de 2025.

Atualmente, a Fiat Strada lidera as vendas de automóveis e comerciais leves, com mais de 83 mil emplacamentos no primeiro semestre de 2026. O Volkswagen Polo vem na segunda posição, com mais de 54 mil unidades comercializadas no período.
Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.



