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O Fiat 147 zero km hoje custaria o preço de um popular moderno

Uma viagem no tempo revela que o simpático hatch que marcou época não era tão barato quanto a memória afetiva nos faz acreditar

Quem viveu os anos 70 e 80 sabe: o lançamento de um carro novo parava o Brasil. E poucos modelos causaram tanto alvoroço quanto o Fiat 147. Pequeno, valente e com um design italiano inconfundível, ele foi o primeiro carro da Fiat produzido no país e inaugurou conceitos como o motor transversal dianteiro por aqui. Era o sonho de consumo de muitas famílias.

Mas você já parou para pensar na pergunta que não quer calar? Quanto custaria um Fiat 147 nos dias de hoje, com a inflação, se você pudesse entrar em uma concessionária e comprá-lo zero quilômetro? A resposta pode te surpreender.

Da concessionária para 2024: a conta da inflação

Vamos embarcar no nosso DeLorean automotivo. Em seu lançamento, em 1976, um Fiat 147 básico custava cerca de Cr$ 36.620,00 (trinta e seis mil, seiscentos e vinte cruzeiros). Parece pouco, mas a economia brasileira passou por incontáveis moedas e uma inflação galopante desde então. Fazer essa conta não é simples, mas usando calculadoras de correção monetária que consideram toda essa montanha-russa econômica, chegamos a um valor impressionante.

Aquele simpático carrinho, que hoje vemos em encontros de antigos, teria um preço de etiqueta bem salgado se fosse lançado agora.

  • Preço original (1976): Cr$ 36.620,00
  • Valor corrigido para hoje (aproximado): Entre R$ 45.000 e R$ 55.000

Isso mesmo! O valor de um Fiat 147 novo, corrigido pela inflação, seria equivalente ao de um carro popular moderno, como um Renault Kwid ou um Fiat Mobi em suas versões de entrada, ou até mesmo um seminovo bem equipado.

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O que o valor de um 147 novo compraria hoje?

A comparação é fascinante e mostra o quanto a indústria automotiva evoluiu. Naquela época, por esse valor, você levava para casa um carro revolucionário, mas com uma lista de equipamentos que hoje soa espartana. Em contrapartida, um carro na mesma faixa de preço atual oferece um pacote de tecnologia e segurança que era ficção científica nos anos 70.

  • O que você levava em um Fiat 147 (1976):
  • Design inovador e compacto
  • Excelente aproveitamento de espaço interno para a época
  • Motor 1050cc a gasolina, considerado econômico
  • Um volante, quatro rodas e muita emoção
  • O que você leva em um popular moderno (hoje):
  • Airbags frontais e laterais
  • Freios com sistema ABS
  • Ar-condicionado e direção assistida
  • Vidros e travas elétricas
  • Em alguns casos, central multimídia com conectividade

E hoje, vale a pena ter um Fiat 147 na garagem?

Deixando a matemática de lado e focando na paixão, a resposta é um grande sim para os entusiastas. O mercado de clássicos está aquecido, e um 147 bem conservado é uma joia que atrai olhares por onde passa. Não é um carro para o dia a dia, mas sim para curtir nos fins de semana, participar de encontros e sentir a pura nostalgia da condução raiz.

O custo de aquisição de um exemplar usado varia muito, de R$ 5.000 por um modelo que precisa de muito carinho até mais de R$ 40.000 por unidades de coleção, em estado impecável. A manutenção é considerada simples e barata, mas encontrar peças de acabamento originais pode ser um desafio divertido. É um investimento em história, estilo e, acima de tudo, em sorrisos por quilômetro rodado.

Mais do que um cálculo de inflação, o Fiat 147 nos lembra que o valor de um carro vai muito além da etiqueta de preço. Ele representa uma época, memórias e a paixão que nos conecta ao universo automotivo. Ter um hoje na garagem, seja ele um projeto de restauração ou um clássico premiado, é manter viva uma parte importante da nossa história sobre rodas.

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