Valorizando uma das zonas culturais mais pulsantes de Belo Horizonte, o Programa Primórdios da Cozinha Mineira - uma iniciativa do Senac MG está promovendo o resgate cultural e gastronômico da Lagoinha. O objetivo é manter viva uma história mais que centenária, relembrando hábitos, memórias, histórias e significados da região conhecida pela religiosidade, lazer e gastronomia.
Força da gastronomia
O trabalho envolveu uma pesquisa local, onde a gastronomia foi apontada como o segmento mais representativo da economia criativa da Lagoinha. O processo de resgate foi feito a partir das lembranças ricas da infância, de hábitos culturais que foram passados de geração em geração, de ingredientes e preparações que são símbolo da Lagoinha. A ação incluiu o aprimoramento da mão de obra local por meio de workshops e treinamentos, com foco nos processos de gastronomia e de gestão de negócios.
Livro de Receitas
A pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira voltada a fatores socioculturais e a segunda focada diretamente no viés gastronômico, com oficinas diversas, realizadas pelos chefs do Senac para a comunidade local. E o melhor é que este rico trabalho está sendo compartilhado por meio de um Livro de Receitas, com parte dos saborosos e preparações desenvolvidas nesses encontros. São diversas abordagens culinárias típicas do bairro, divididas em Porções de Bares e Restaurantes, Comida de Rua, Doces e Panificações.
Para acessar o Livro de Receitas clique aqui. (
(Com informações do Senac MG)
ITATIAIA. AQUI TEM MINEIRIDADE. OFERECIMENTO: MINAS GERAIS – GOVERNO DIFERENTE, ESTADO EFICIENTE; GERDAU. BRASILEIRA DE NASCIMENTO. MINEIRA DE CORAÇÃO E SISTEMA FECOMÉRCIO MG, SESC, SENAC E SINDICATOS PATRONAIS - SEMPRE ATUANTES E PRESENTES NA VIDA DOS MINEIROS.