Ouvindo...

Patrimônio de Minas, Queijo Cabacinha estreia no Festival do Queijo Artesanal em BH

Produtor do primeiro queijo cabacinha regulamentado da cidade de Joaima, foi homenageado na cerimônia de abertura do evento

José Alves, produtor do primeiro queijo cabacinha regulamentado

Pela primeira vez após a regulamentação do estado, o Queijo Cabacinha - tradicional do Vale do Jequitinhonha - está presente no Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais.

O produtor do primeiro queijo cabacinha regulamentado, seu José Alves, da cidade de Joaima, foi homenageado na cerimônia de abertura do evento.

"É uma vitória não só para mim, mas para todos os produtores de queijo Cabacinha do Vale do Jequitinhonha. Foi uma luta de 15 anos e agora com o apoio de várias instituições conseguimos. Mas isso é só um começo de um trabalho e eu espero que todos os colegas produtores que ele consigam também essa certificação”, contou emocionado à Itatiaia.

Seu José Alves, produtor do queijo cabacinha

Com 200 litros, seu José produz em média 40 queijos por dia. A produção é mais trabalhosa já que é um queijo todo moldado à mão com o formato semelhante a uma cabaça, uma peça originária do fruto de uma árvore milenar e que é muito utilizada em artesanatos e como utensílio doméstico no Vale do Jequitinhonha.

O queijo do seu José já é ganhou vários prêmios: ouro em concurso mundial; ouro no Brasil; em Santa Catarina e São Paulo. E agora com a regulamentação ele pode participar e expor seus produtos em feiras por todo o país.

"É muita felicidade de poder no meu estado estar participando, certificado e agora com com essa selo de inspeção a gente poder participar desses eventos aqui”, contou o produtor emocionado.

Queijo Cabacinha do Vale do Jequitinhonha

Boa pedida para o Dia dos Namorados?

Já nas primeiras horas da abertura do festival, os visitantes lotaram o estande do queijo Cabacinha do seu José. E a experiência positiva ao experimentar o queijo pela primeira vez já é sucesso de vendas.

A visitante Matildes Gonçalves, de Taquaraçu de Minas, que veio pela primeira vez no evento provou o queijo cabacinha e já garantiu a compra. “Nossa maravilhoso, inclusive estou levando para degustar com tranquilidade lá na minha roça”, contou à Itatiaia.

A paixão foi tanta que Matildes falou que é boa pedida para a data mais romântica do ano. "É uma oportunidade da gente adquirir um bom produto e degustar, ainda mais hoje que é o Dia dos Namorados”, brincou.

Leia também

Festival do Queijo Artesanal de Minas

  • Data: 12 a 14 de junho
  • Horário: 12h às 22h
  • Local: Parque da Gameleira - Av. Amazonas 6200, Belo Horizonte
  • Faça sua inscrição gratuita neste link
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde
Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia. Cobre as pautas de cidades e geral, com dedicação especial à Central de Trânsito. Antes da rádio de Minas, passou pela Rádio Band News FM e também pela BTN, onde cobriu o trânsito para várias rádios de BH e Brasília.