Marca de azeite gaúcha é eleita a 3ª mais premiada do mundo

Estância das Oliveiras, da cidade Viamão no Rio Grande do Sul, é responsável por 7 dos 10 azeites brasileiros mais premiados

Marca mais premiada do Brasil teve 7 dos 10 azeites brasileiros no Top 100

A Estância das Oliveiras, fazenda familiar localizada em Viamão, no Rio Grande do Sul, foi eleita a terceira melhor marca de azeite no mundo, pelo EVOO World Ranking 2025. O ranking mundial compila o desempenho de todas as marcas de azeites extra virgens nos maiores concursos internacionais.

A marca mais premiada do Brasil teve 7 dos 10 azeites brasileiros no Top 100 melhores do mundo.

“Se alguém me dissesse, há 25 anos, quando plantei as primeiras oliveiras para ter um azeite honesto na mesa da família, que um dia estaríamos no pódio mundial, seria muito difícil de acreditar. É uma emoção que transcende a nossa família e coloca o Rio Grande do Sul e o Brasil em um lugar que, até pouco tempo, parecia impossível”, afirmou Lucídio Goelzer, fundador da Estância das Oliveiras.

Lucídio Goelzer, fundador da Estância das Oliveiras

Destaque inédito

O novo resultado coloca a Estância das Oliveiras como a única marca brasileira entre as 10 mais premiadas do mundo em 2025.

A marca também tem o primeiro azeite brasileiro premiado nos cinco continentes, somando, apenas na safra 2025, mais de 120 premiações nos concursos mais reconhecidos do setor, como EVO IOOC (Itália), Athenas iOOC (Grécia), Olivinus (Argentina), TerraOlivo (Israel), Anatolian (Turquia), entre outros. Desde o lançamento do primeiro azeite comercial, em 2019, a Estância das Oliveiras já ultrapassou a marca de 250 reconhecimentos internacionais e nacionais.

Azeites da Estância das Oliveiras

“Estamos muito emocionados com esta conquista inédita do Brasil! Nosso objetivo de participar dos concursos internacionais não é acumular prêmios, mas sim colocar nossos azeites à prova dos mais rigorosos paladares do mundo nos concursos mais renomados, vendo se estamos no caminho certo ou temos algo a corrigir”, contou o diretor da Estância, Rafael Goelzer à Itatiaia.

“Pelo resultado dos últimos anos estamos melhorando a cada nova safra! Em 2023 fomos 9ª marca mais premiada, 2024 subimos para 5ª marca e agora atingimos o TOP 3 de marca de azeite mais premiada do planeta. Um trabalho de uma família e uma equipe apaixonada pelo que fazem”, completou.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde

Ouvindo...