A etapa do júri popular do Prêmio CNA Brasil Artesanal de Queijos ocorreu na última sexta-feira (20) durante a Feira Nacional de Viticultura, Enologia e Enoturismo (Expovitis). O concurso, promovido pelo CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), visa a valorização de pequenos e médios produtores rurais.
A etapa do júri popular permite que os consumidores contribuam com suas impressões sensoriais sobre sabor, textura, aroma e apresentação. Para Fernanda Regina Silva, assessora técnica da CNA, é muito importante levar os produtos à apreciação do público.
“A opinião do público representa a conexão entre o campo e a mesa dos consumidores, e essa etapa tem um peso significativo na nota final”, destacou. Os visitantes da feira participaram da degustação dos 15 queijos finalistas, sem a identificação das marcas.
A análise foi dividida em três categorias: queijo tradicional com 30 a 180 dias de maturação; queijo com tratamento térmico; e queijo com adições, aromatizantes ou condimentos, com cinco finalistas em cada uma.
Paulo Gaudio, empresário do ramo gastronômico, produz vinhos na serra catarinense e, para ele, participar da degustação na feira foi uma ótima oportunidade para conhecer queijos de todo o país. “Quando soube da degustação de queijos premiados, vim logo participar, afinal, sou um grande admirador deste produto”.
Leia Fardin, produtora de doces caseiros, ficou em terceiro lugar no PBA de Geleias e, para ela, ter participado do concurso e, agora, poder ser parte do júri popular, é uma grata felicidade. “Gostei de poder estar do outro lado da dinâmica. É emocionante votar em produtores artesanais, assim como eu”, disse.
Em etapas anteriores, 186 queijos de diferentes regiões do país foram selecionados por um júri técnico. Os vencedores serão reconhecidos com certificados, prêmios em dinheiro e o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze, concedido aos três primeiros colocados de cada categoria.
O prêmio
O Prêmio Brasil Artesanal é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA que, desde 2019, promove concursos voltados à valorização de pequenos e médios produtores rurais.
Além de queijos, a premiação já contemplou alimentos como chocolates, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos, cafés especiais, mel e cervejas artesanais. O objetivo é incentivar a profissionalização da atividade e agregar valor aos alimentos produzidos no campo brasileiro.