Exportações de farelo de soja batem recorde e ganham novos destinos no mercado global

Demanda externa aquecida e avanço nos embarques de grão impulsionam o setor

No Brasil, consumidores também estão mais ativos nas aquisições do derivado

O Brasil exportou 19,6 milhões de toneladas de farelo de soja de janeiro a outubro de 2025, alcançando um recorde para o período. Segundo os dados da Secex analisados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a demanda está aquecida, sobretudo por parte de novos países, e pelo surgimento de destinos pouco tradicionais, como Espanha, Dinamarca, Bangladesh e Portugal.

No Brasil, consumidores também estão mais ativos nas aquisições do derivado. Quanto à soja em grão, na parcial deste ano, o país embarcou 100,6 milhões de toneladas, 6,7% acima do volume escoado em igual intervalo de 2024. Desse total, 78,8 milhões de toneladas foram enviadas à China.

No campo, chuvas generalizadas beneficiaram as atividades em grande parte do Brasil. Segundo a Conab, a semeadura de soja atingiu 47,1% da área estimada até 1º de novembro, abaixo dos 53,3% observados no mesmo período de 2024 e da média de 54,7% dos últimos cinco anos.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...