Ouvindo...

Expocachaça reúne produção familiar, tradição e inovação em BH

Feira acompanha mais dois eventos: a 18ª BrasilBier a 3ª edição do Minas + DoceFeira até sábado (9) no Centerminas Expo, na região Nordeste da capital

Expocachaça reúne produção familiar, tradição e inovação em BH

Vitrine mundial da cachaça de alambique, a 34ª Expocachaça reúne diversos produtores e visitantes amantes da bebida em Belo Horizonte. O evento pioneiro do setor começou na quinta-feira (7) e vai até sábado (9).

Família Guimarães produtora da Cachaça Vale da Canastra

Na Expo, a família Guimarães de Piumhi, na Serra da Canastra, apresenta a marca com 12 anos de mercado. O casal André Luis e Diana contam com a ajuda dos filhos Romero e Nicole, também presentes no evento que estão confiantes com as vendas e novas parcerias.

Cachaça Vale da Canastra na Expocachaça

“Nós temos várias linhas de cachaça: a cachaça prata que fica armazenada mais ou menos 2 anos nos tonéis de inox e as cachaças que vão na madeira que fica 2 anos na madeira do amendoim. Temos o blend que é misturado em outras cachaças, como a amburana, que é a nossa cachaça especial que fica aproximadamente 5 anos nos tonéis de madeira”, contou André Luis, proprietário da Cachaça Vale da Canastra à Itatiaia.

O Sul de Minas também está presente no evento. Um dos representantes da região é o produtor de Monte Belo, Júlio Benjamin proprietário da Cachaça Estação da Cana. A marca familiar, conta com a esposa do produtor, Érika Benjamin em parceria com Vanessa Lima e filha Maria, que representam a empresa na capital.

Produtores da cachaça Estação da Cana

“Estamos já na quarta edição da Expocachaça. Nós somos produtores de cachaça desde 2017 e focamos em inovação. Nossa produção é pequena é 10 mil litros por ano e a gente vende aí em torno de 5 mil”, disse o produtor à reportagem.

Nesta edição, Júlio trouxe como novidade o blend de carvalho e grápia. "É o blend das nossas duas premiadas, que é a Carvalho francês, que teve quatro premiações e a nossa Carvalho Americano”.

No mercado desde 2002, Rogério Moreira, os pais e irmãos já perderam as contas de quantas edições participaram da Expocachaça. A empresa familiar é de Dores do Turvo, na Zona da Mata.

Cachaças da Fazenda Jeremias na Expocachaça

“Nós produzimos a cachaça armazenada no Jequitibá, uma madeira neutra, que não confere tantos aromas, a umburana, uma madeira brasileira que transfere muitos aromas adocicados e nós temos a nossa cachaça envelhecida, no carvalho francês. Todas elas já foram premiadas algumas vezes”, contou Rogério que trouxe como lançamento a bebida mista de banana que também já foi premiada com ouro na Expocachaça.

Serviço

34ª Expocachaça, 18ª BrasilBier e 3ª edição do Minas + Doce

  • Data: 7, 8 e 9 de agosto
  • Horário: 12h às 00h
  • Local: Centerminas Expo (Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495 – União, Belo Horizonte)
  • Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) disponíveis no https://www.ingresse.com/expocachaca/
Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde