Ouvindo...

‘Clubinho Girolando’ na Megaleite aproxima crianças dos animais: sucessão familiar

Atividade aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (11) na pista de julgamento do Parque da Gameleira, na região Oeste de Belo Horizonte

Crianças com bezerros na pista de julgamento do Parque da Gameleira, em Belo Horizonte

Para despertar o interesse das crianças pela raça Girolando, a Megaleite realizou nesta quarta-feira (11) o projeto “Clubinho Girolando”. A atividade aconteceu no início da tarde na pista de julgamento do Parque da Gameleira, na região Oeste de Belo Horizonte.

Conduzidas pelo especialista em doma racional e apresentação de animais, Nilson Dornellas, crianças de dois a 12 anos aprenderam a conduzir os animais na pista, para julgamento.

“A ideia é trazer as crianças mais próximo da Megaleite para que elas possam acompanhar o trabalho das mães, dos pais. É muito importante esse contato com os animais desde cedo pensando na sucessão familiar”, destacou Tatiane Tetzner, diretora de Relações Internacionais da Associação Brasileira dos criadores de Girolando.

“Plantar as sementinhas no coração das crianças é importante, para que elas cresçam próximas do campo, da realidade da pecuária leiteira e tenham amor e respeito pelos animais”, completou a diretora à Itatiaia.

A atividade encantou as crianças e os pais que tem o desejo repassar o caminho do agronegócio para os pequenos. Everton Reis, pecuarista e criador de búfalos de Ibituruna, no Sul de Minas, levou o filho José Pedro, de 10 anos, para a feira e aproveitou para viver o momento do “clubinho”.

José Pedro, de 10 anos, com bezerro na Megaleite

“Todo ano eu venho, tenho muito amor pelos animais e venho acompanhar as novidades, encontrar com amigos criadores. É primeira vez que trouxe meu filho, ele viu que ia ater o clubinho e quis participar”, contou Everton à Itatiaia.

O pequeno José conseguiu se apresentar com uma bezerra Girolando. “Eu pedi e meu pai me trouxe. Eu gosto muito e já sei praticamente tudo” contou o pecuarista mirim que já está acostumado com o cuidado aos animais.

Sucessão familiar

A atividade do ‘clubinho’ aconteceu apenas nesta quarta (11) mas a diretora afirma que estão estudando para mais edições e outra exposições.

“Já tem várias exposições também interessadas de levar o clubinho girolando para todas as partes do nosso país. Então, queremos que ele se estenda aí para as próximas exposições agropecuárias para que as crianças de todos as exposições, de todos os estados tenham oportunidade também de ficar próximas dos animais”, afirmou Tetzner à reportagem.

O presidente da Girolando e da Megaleite, Domício Arruda, destacou a importância de debater e incentivar a sucessão no campo.

“Um tema que a gente precisa conversar muito sobre: a sucessão no meio rural. É muito importante que as crianças aprendam e comecem a gostar desse trabalho que foi feito aqui [clubinho girolando], esse trabalho do bem-estar animal, da doma racional, como foi apresentado e falando para essas crianças é muito importante”, afirmou Arruda à reportagem.

Leia também

Megaleite 2025

A 20ª edição da maior feira de pecuária leiteira da América Latina, a Megaleite começou nesta terça-feira (10) e vai até sábado (14) no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita para visitantes mediante a cadastro no site oficial.

A expectativa é que mais de 70 mil pessoas, reunindo criadores, profissionais e entusiastas do agronegócio de todo o país passem pela feira. Segundo o presidente da Girolando, o faturamento esperado é de R$ 300 milhões.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde