Agropecuária recua 1,5% em janeiro, aponta prévia do PIB do Banco Central
Queda ocorre na comparação com dezembro, enquanto indústria e serviços sustentam alta da economia

A atividade da agropecuária brasileira recuou 1,5% em janeiro na comparação com dezembro, segundo dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). O indicador é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).
De acordo com o Banco Central, o setor registrou queda de 1,49% no primeiro mês do ano, indicando um início mais fraco para a atividade no campo.
Tradicionalmente, janeiro marca uma retomada da atividade agropecuária em parte do país, com o início da colheita da safra de verão em algumas regiões. Em janeiro de 2025, por exemplo, o setor havia registrado crescimento de 2,63%. Já em janeiro de 2024, o avanço foi de 0,68%, segundo a mesma base de comparação.
O IBC-Br acompanha mensalmente a evolução da atividade econômica no país, sendo utilizado pelo mercado como um indicador antecedente do comportamento do PIB, embora não substitua o cálculo oficial divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.



