Ouvindo...

Propriedades próximas do foco de gripe aviária começam a receber segunda visita técnica no RS

Equipes visitaram 156 propriedades rurais no com registro de aves no último sábado (24)

Técnicos vistam propriedades próximas ao foco de gripe aviária em Montenegro, no Rio Grande do Sul

A segunda visita às propriedades rurais que ficam no raio de dez quilômetros do foco de gripe aviária em Montenegro, Região Metropolitana de Porto Alegre, foi iniciada no final de semana dos dias 24 e 25 de maio.

Fiscais estaduais agropecuários e técnicos agrícolas da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) visitaram 156 propriedades, de um total de 255 que englobam este segundo ciclo. As quatro barreiras sanitárias seguem em funcionamento 24 horas por dia.

A influenza aviária, ou gripe aviária, é uma doença viral que afeta principalmente aves, mas também pode infectar mamíferos, inclusive o ser humano. A transmissão acontece pelo contato com aves doentes e também por meio da água e de materiais contaminados.

O Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul (SVO-RS) reforça que o consumo de carne de aves e ovos armazenados em casa ou em pontos de venda é seguro, já que a doença não é transmitida por meio do consumo. Assim, não há nenhuma restrição nesse sentido.

Todas as suspeitas da doença – que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves – devem ser notificadas imediatamente à Seapi, por meio da Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária, pelo sistema e-Sisbravet ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.

Medidas sanitárias

Foram instaladas quatro barreiras sanitárias para isolar a área afetada pela gripe suína no Rio Grande do Sul. A área de foco, correspondente a três quilômetros, possui um bloqueio e duas barreiras sanitárias. Já a área de vigilância, localizada a dez quilômetros do ponto de contaminação, possui uma barreira sanitária. Foram visitadas 19 propriedades de subsistência na área de foco e 156 propriedades na área de vigilância.

Leia também

Além disso, até o último sábado (24), 3.495 veículos foram abordados e desinfetados. Estão envolvidas na operação de contenção equipes da Seapi, Mapa, Servidores da Prefeitura de Montenegro, membros da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.