A segunda visita às propriedades rurais que ficam no raio de dez quilômetros do
Fiscais estaduais agropecuários e técnicos agrícolas da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) visitaram 156 propriedades, de um total de 255 que englobam este segundo ciclo. As quatro barreiras sanitárias seguem em funcionamento 24 horas por dia.
A influenza aviária, ou
O Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul (SVO-RS) reforça que o consumo de carne de aves e ovos armazenados em casa ou em pontos de venda é seguro, já que a doença não é transmitida por meio do consumo. Assim, não há nenhuma restrição nesse sentido.
Todas as suspeitas da doença – que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves – devem ser notificadas imediatamente à Seapi, por meio da Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária, pelo sistema
Medidas sanitárias
Foram instaladas quatro barreiras sanitárias para isolar a área afetada pela gripe suína no Rio Grande do Sul. A área de foco, correspondente a três quilômetros, possui um bloqueio e duas barreiras sanitárias. Já a área de vigilância, localizada a dez quilômetros do ponto de contaminação, possui uma barreira sanitária. Foram visitadas 19 propriedades de subsistência na área de foco e 156 propriedades na área de vigilância.
Além disso, até o último sábado (24), 3.495 veículos foram abordados e desinfetados. Estão envolvidas na operação de contenção equipes da Seapi, Mapa, Servidores da Prefeitura de Montenegro, membros da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.