Ouvindo...

Análise de solo e planejamento de insumos: produtores de soja se preparam para a nova safra

Agricultores poderão conhecer a consultoria personalizada e os serviços realizados pela Fundação MT, durante a feira Parecis SuperAgro 2025

A Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) vai disponibilizar, entre os dias 8 e 11 de abril, informações técnicas e soluções de alto impacto para a safra 2025/26 de soja. A interação com consultores e pesquisadores vai ocorrer durante a 16ª edição da Parecis SuperAgro, um dos principais eventos do agronegócio de Mato Grosso.

Durante a feira, realizada em Campo Novo do Parecis, os visitantes poderão conhecer o portfólio de serviços agronômicos desenvolvido pela equipe da Fundação Mato Grosso, com foco em análises de solo, consultorias especializadas, diagnóstico de pragas e doenças, entre outras prioridades para a agricultura. São soluções voltadas para a tomada de decisões estratégicas que elevem a produtividade e a sustentabilidade no campo.

“Estamos num momento ideal para que o produtor rural invista em análise de solos e comece o planejamento agronômico em sua propriedade. As ações são fundamentais para definir a aplicação de corretivos e fertilizantes com base em dados reais da propriedade. Isso garante o aumento da eficiência de insumos, o desempenho das lavouras e implica em compras certas de produtos, gerando economia”, orienta o engenheiro agrônomo Douglas Coradini, que atua como head de Serviços na Fundação.

Segundo Coradini, especificamente sobre as áreas consolidadas da região oeste do estado, os maiores desafios que os produtores enfrentam hoje, estão relacionados aos nematoides presentes nas lavouras, muitas vezes subestimados pelos produtores. “É essencial antecipar o diagnóstico e o manejo desses organismos, que impactam diretamente a produtividade das safras”, reforça.

Nas áreas ainda em processo de consolidação, o levantamento detalhado da fertilidade do solo também é algo estratégico. “O serviço de amostragem é indispensável para correções adequadas. A Fundação MT tem tecnologia e equipe técnica para orientar os produtores desde o diagnóstico até a recomendação na prática”, destaca Coradini.

Tecnologias avançadas a serviço do agricultor

Os agricultores e visitantes da Parecis Superagro 2025 também poderão conversar com os profissionais da Fundação MT sobre outros serviços ofertados, além de tecnologias usadas pela equipe. Um exemplo é a plataforma FMT-ID, um sistema de gestão de dados agronômicos que facilita o monitoramento em tempo real. Com relatórios detalhados, comunicação ágil e resultados integrados, a plataforma combina conectividade e assertividade. O objetivo é contribuir com os produtores para fazer um acompanhamento de qualidade em cada safra.

Leia também

A Fundação MT conta ainda com laboratórios de pesquisas especializados no diagnóstico de fitopatologia, entomologia e nematologia. Ferramentas que auxiliam os produtores no controle de pragas e doenças, fornecendo análises precisas e recomendações práticas para o manejo eficiente. Além disso, a amostragem de solos e o diagnóstico completo do ambiente de produção são essenciais para determinar correções e adubações, garantindo o máximo aproveitamento das áreas cultivadas.

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.