Ouvindo...

Emater-MG divulga agenda de cursos de agroecologia e agricultura orgânica; saiba mais

Agricultores têm se interessado pelas práticas agroecológicas, visando atingir uma produção mais saudável, beneficiando a família e também os consumidores

Uso de insumos naturais e o fortalecimento da biodiversidade são pilares desse modelo

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) vem realizando diversos cursos na área em várias regiões do estado para atender a demanda dos produtores rurais mineiros com interesse por práticas agroecológicas e agricultura orgânica.

Desde janeiro, já ocorreram nove cursos sobre o tema e estão agendados outros 14 eventos somente no primeiro semestre de 2025.

O próximo curso “Agroecologia e bioinsumos” vai ocorrer, de 2 a 4 de abril, em Bom Sucesso, no Sul de Minas. O evento terá a presença de técnicos, agricultores familiares e lideranças locais.

‘A agenda está bem cheia este ano, com cursos quase todas as semanas e de Norte a Sul do estado. O consumidor sempre foi muito exigente e com a expansão das redes sociais temos notado um crescimento do interesse por produtos comprovadamente mais saudáveis e ligados a questões ambientais e socioeconômicas mais sustentáveis’, diz o coordenador técnico estadual de Agroecologia da Emater-MG, Fernando Tinoco.

Práticas mais usadas

O último curso ministrado “Bioinsumos/LNC” ocorreu, de 24 a 28 de março, em Almenara, no Vale do Jequitinhonha. No município, foram dadas oficinas sobre compostos, produção de ácidos húmicos e fúlvicos e caldas e multiplicação de microrganismos. A equipe da Emater-MG também visitou dois municípios próximos à Almenara, dentro de uma proposta para a implantação futura de biofábricas.

Tinoco explica que os bioinsumos são alguns insumos agroecológicos, na sua grande maioria vivos, que atualmente são bastante usados na agricultura e na pecuária. “As técnicas mais comuns nessa área são trabalhar com solos saudáveis, a compostagem, o bokashi, os biofertilizantes líquidos e a multiplicação de microrganismos tanto para controlar pragas e doenças como para ativar o solo. Tem também as plantas de coberturas, que promovem a adubação verde, entre práticas adotadas”, destaca.

Benefícios da agroecologia

A adoção de métodos agroecológicos tem ganhado força no Brasil, principalmente no âmbito da agricultura familiar, na qual produtores buscam maneiras de garantir a soberania alimentar sem comprometer os ecossistemas locais. O uso de insumos naturais e o fortalecimento da biodiversidade são pilares desse modelo, que tem impactos positivos tanto na saúde dos consumidores quanto na redução de emissões de carbono e na proteção dos recursos naturais.

Na prática, a agroecologia proporciona alimentos mais saudáveis e variados à mesa dos brasileiros, contribuindo para o combate à fome e desnutrição, ao mesmo tempo em que impulsiona a economia local. Agricultores familiares encontram na agroecologia uma alternativa viável, reduzindo sua dependência de insumos externos e aumentando a resiliência de suas culturas diante das mudanças climáticas.

Muitos agricultores têm se interessado pelas práticas agroecológicas, visando atingir uma produção mais saudável, beneficiando assim a si mesmo, a família e também os consumidores. A proteção do meio ambiente, com práticas de conversação do solo e uso sustentável dos recursos hídricos, é outro benefício importante.

Leia também

Programação de cursos para o segundo trimestre:

Abril

  • De 2 a 4 de abril: Curso de Agroecologia e Bioinsumos em Bom Sucesso
  • 08/04: Assistência técnica em agricultura orgânica em Funilândia
  • 09 a 11/04: Curso de Agroecologia e Bioinsumos em Santana dos Montes
  • 14 a 16/04: Curso de Agroecologia e Bioinsumos/LNC em Governador Valadares/Parque do Rio Doce
  • 28 a 30/04 : Curso de Caldas e Biofertilizantes e Montagem de Estufa em Catas Altas

Maio

  • 06/05: Assistência técnica em agricultura orgânica - Funilândia - Fazenda Alegria
  • 06/05 a 08/05 - Cursos de Compostagem, Biofertilizantes e Caldas Alternativas - Sete Lagoas/Embrapa/SIT
  • 13 a 16/05: Curso de Agroecologia e Bioinsumos - Santana da Vargem
  • 20 a 23/05 - Curso de Agroecologia e Bioinsumos/LNC - Guanhães (Somente para técnicos da Emater-MG)
  • 28 a 30/05 - Curso de Bioinsumos e Controle Biológico/LNC - Santo Antônio do Monte (Somente para técnicos da Emater-MG)

Junho

  • 03/06: Assistência técnica em agricultura orgânica - Funilândia/Fazenda Alegria
  • 05/06: Curso de Montagem de Estufa - Itabirito
  • 10 a 12/06: Curso de Agroecologia e Bioinsumos - São Bento Abade
  • 26/06: Curso de Agroecologia e Bioinsumos - Pará de Minas
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde