Ouvindo...

Lideranças femininas do agro se reúnem com governador

Encontro com Zema e produtoras rurais reforça a representatividade e o impacto da atuação das mulheres no agro mineiro

Evento reuniu lideranças femininas de diversas regiões de Minas Gerais

Na manhã desta segunda-feira (17), o Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, foi palco do “Encontro das Líderes do Agro”, evento que reuniu 48 mulheres de diversas regiões de Minas Gerais, sendo a maioria produtoras e presidentes de sindicatos rurais. O encontro teve como principal objetivo discutir a representatividade feminina no setor agropecuário e seu impacto na economia do estado. O governador Romeu Zema participou da programação e abordou o papel crescente das mulheres no campo.

Transformação no campo

O agronegócio, setor de grande relevância para o PIB nacional, está em constante transformação. A modernização impulsionada pela tecnologia tem mudado não apenas os modelos de produção, mas também a organização do trabalho no campo. O ditado “a caneta é mais leve que a enxada” ilustra bem essa mudança, evidenciando a crescente demanda por qualificação profissional e por melhor qualidade de vida no meio rural. Nesse cenário, a sucessão familiar e a participação feminina na gestão ganham cada vez mais destaque nas discussões sobre o futuro do agro – tema central do evento.

Representatividade

O fortalecimento da liderança feminina no setor tem conquistado evidência, e, durante o evento, duas importantes representantes desse movimento compartilharam suas visões sobre o papel da mulher no agronegócio.

Silvana Novais, ao centro, acompanhada de Klécila e Renata, líderes atuantes em Sindicatos Rurais. Em Minas Gerais, XX sindicatos são liderados por mulheres, representando homens, mulheres e suas famílias

Klécila Portes, produtora rural, celebrou o reconhecimento da força feminina no agro. “Passamos por muitos desafios, preconceitos e incertezas sobre nossa capacidade. Hoje, sermos recebidas aqui mostra que somos capazes e que nossa atuação no setor é reconhecida”. afirmou.

Silvana Novais, gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, destacou o crescimento significativo da presença feminina no setor e seu impacto positivo na economia. “Viemos a convite do governador para mostrar como as mulheres têm se destacado e como essa representatividade tem crescido. Com esse crescimento, também aumentam os impactos positivos no PIB municipal e estadual. O Sistema Faemg Senar tem o compromisso de formar líderes e reforçar a importância da participação feminina para um agro mais forte”, pontuou.

Perspectivas

As discussões com o governador abordaram o cenário da presença feminina no setor, além dos desafios e oportunidades para mulheres em cargos de gestão, desde a administração e coordenação técnica de propriedades rurais até a atuação em sindicatos de produtores.

“As mulheres têm ocupado cada vez mais espaço na administração das propriedades rurais. Elas são mais criteriosas, persistentes e cuidadosas, e isso fortalece o agro em Minas. Além disso, desempenham um papel essencial na preparação das futuras gerações para a continuidade dessa atividade”, afirmou o governador.

Presença feminina no setor tem crescido e impactado diretamente a economia

Leia também

O encontro reforçou a importância de manter o diálogo sobre a evolução do setor e o papel das mulheres nesse processo, destacando perspectivas otimistas para uma participação ainda maior em cargos de gestão. A programação do evento incluiu também uma agenda na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde as participantes apresentaram ao 1º secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Gustavo Santana, as principais demandas e desafios do setor.

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, participantes apresentaram demandas e desafios do setor.

Esta reportagem foi escrita por jornalistas do Sistema Faemg Senar e publicada em parceria com a Itatiaia.

Tudo é agro: do alimento à energia, a força do campo está em nosso dia a dia. O Sistema Faemg Senar é a referência do setor, representando e valorizando os produtores rurais de Minas Gerais.