A Secretaria de Agricultura de Minas Gerais informou nesta terça-feira (11) que foi identificado um foco de Sigatoka Negra em uma propriedade em Jaíba, no Norte de Minas. A Sigatoka Negra é uma doença provocada por fungos que compromete produtividade da bananicultura se não for controlada adequadamente.
O maior dano provocado pela doença é a morte prematura das folhas de bananeira, o que causa redução da área foliar, induzindo perdas na produtividade e qualidade da fruta. Não existe risco para a população com relação ao consumo de banana.
Apesar do cuidado com o surgimento do foco, que demanda medidas rigorosas de controle sanitário, o IMA informou que a doença não representa um risco imediato para a produção de banana no estado. A principal consequência para a planta acometida pela praga é a diminuição do número de pencas por cacho, redução do tamanho do cacho e maturação precoce dos frutos no campo ou mesmo durante o transporte.
O Secretário de Agricultura de Minas Gerais, Thales Fernandes, que está no Norte de Minas nesta terça-feira (11), informou que a praga já está presente em outros 24 estados. “É importante dizer que é uma doença que temos que conviver com ela hoje, com a mitigação de risco, com pulverizações e que o dano é não é maior do que parece. A produção vai continuar”, disse Fernandes. O secretário reforçou que não tem nenhum risco para quem consome a banana e que, em princípio, não tem impacto econômico para o setor da bananicultura.