Ouvindo...

Brasil conquistou 300 novos mercados para produtos agropecuários em menos de 2 anos

Estratégia do Ministério da Agricultura incluiu a expansão da rede de representantes no exterior, com 11 novos postos de adidos agrícolas

Além das tradicionais carnes e grãos, a pauta exportadora ganhou produtos como embriões de gado, gergelim, uvas frescas, erva-mate, sorgo, açaí em pó, sementes, noz-pecã e subprodutos de reciclagem animal

Desde que assumiu o Ministério da Agricultura, em 2023, o ministro Carlos Fávaro deixou claro que sua prioridade era a conquista de novos mercados internacionais para o Agro. Na última terça-feira (24), ele anunciou que a pasta alcançou a marca de 300 novos mercados externos em menos de dois anos. “Hoje celebramos uma conquista histórica para o setor agropecuário brasileiro”, disse ele, em nota, destacando o impacto da conquista na geração de emprego e oportunidades na cadeia produtiva.

O balanço divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) mostra que foram 222 aberturas de mercado somente em 2024, com 62 novos destinos incorporados à pauta exportadora desde janeiro de 2023. A estratégia incluiu a expansão da rede de representantes no exterior, que ganhou 11 novos postos de adidos agrícolas, chegando a 40 profissionais.

Além das tradicionais carnes e grãos, a pauta exportadora ganhou produtos como embriões de gado, gergelim, uvas frescas, erva-mate, sorgo, açaí em pó, sementes, noz-pecã e subprodutos de reciclagem animal.

Leia também

Leia mais:

‘Ora, se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros’, entenda declaração do ministro da agricultura

Carlos Fávaro é renomeado ministro da Agricultura e Pecuária; entenda

Após desculpas do Carrefour, governo afirma que carne brasileira tem ‘elevados padrões de qualidade’

Para 2025, o governo planeja intensificar as ações de promoção comercial em conjunto com a ApexBrasil e o Ministério das Relações Exteriores. “Reforçaremos ainda mais as ações de promoção comercial para que todas as oportunidades que estão sendo geradas possam ser efetivadas”, afirmou em nota o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luís Rua.


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.