Com a benção de padrinhos ilustres - O Padre Fábio de Melo e a cantora Simone Mendes - mais de 60 produtoras de cafés especiais de 32 regiões cafeeiras do país foram destacadas durante a 7ª edição do Concurso Florada Premiada. O evento aconteceu durante a
Os cafés de Matas de Minas e Sul de Minas (MG) e de Montanhas do Espírito Santo (ES) ficaram com os primeiros lugares desta edição na categoria Arábica Via Úmida e Caparaó e Mantiqueira de Minas (MG) na categoria Arábica Via Seca.
A região de Matas de Rondônia (RO) assumiu a liderança dos cafés Canéfora. Foram mais de 780 inscrições de mulheres produtoras com pontuações que evidenciam a alta qualidade dos microlotes raros: arábicas com 87,13 pontos e canéforas com 85,05 pontos como notas de corte.
Concurso valoriza as mulheres produtoras de café
Centro de Excelência de Cafés Especiais foi sede das provas dos cafés
As avaliações aconteceram em Varginha, no sul de Minas, considerada a capital mundial do café, sob coordenação do jurado principal Silvio Leite. O Centro de Excelência de Cafés Especiais foi sede das provas dos cafés recebidos em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), que chancela a premiação.
Ao todo, mais de 10 mil xícaras foram provadas na 1ª e na 2ª fase de execução que somaram mais de 80 horas de trabalho e envolveram 30 pessoas dentre Q Graders, provadores especialistas, equipe de apoio, mestre de torras e coordenação. A operação também contou com o apoio da BUNN na infraestrutura necessária em relação aos equipamentos.
As premiações do Florada são inclusivas e abraçam não só as grandes campeãs, mas também os 100 melhores cafés e as vencedoras regionais. São mais de R$150 mil em premiações, além da compra dos lotes campeões pelo dobro da cotação de mercado e de uma viagem internacional com tudo pago e direito a acompanhante para o Peru com o objetivo de apresentar para as produtoras outros ecossistemas produtivos.
Os microlotes especiais das finalistas do concurso farão parte da nova linha Rituais 85+, com 100% do lucro revertido para as cafeicultoras. Em edições limitadas, as embalagens dos cafés especiais estampam a foto da responsável pelo cultivo, conectando quem consome a quem produz o café.
“O Florada é uma iniciativa que valoriza e reconhece todas as produtoras de café do Brasil, são grãos carregados de histórias que vão além da xícara. Geramos visibilidade para mulheres empreendedoras, permitindo que os sonhos delas floresçam. É um projeto que transforma vidas. Tem muita verdade e muito respeito pelo grande trabalho envolvido, pelo cuidado e amor no cultivo dos grãos destes cafés tão especiais”, explica Pedro Lima, presidente do Grupo 3corações.
Padre Fábio, como sempre, esbanjou carisma
Quase 6 mil cafeicultoras já participaram da disputa
Parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), mais de 5.900 cafeicultoras já passaram pelo concurso desde seu lançamento, resultando em mais de 280 toneladas de microlotes de cafés de alta qualidade comercializadas (pontuação 84 a 90+ pontos). Lançado em 2017, o Projeto Florada recebeu destaque da Organização das Nações Unidas (ONU) – Rede Brasil Pacto Global (ODS 2019) como iniciativa que gera visibilidade, oportunidade de negócios e renda para as mulheres cafeicultoras de todas as regiões do país.
Por meio do Concurso, a marca seleciona microlotes de produtoras de café, compra e distribui os grãos especiais premiados revertendo 100% do lucro obtido. Em edições limitadas, as embalagens dos cafés especiais estampam a foto da responsável pelo cultivo, conectando quem consome a quem produz o café.
A linha Florada de cafés especiais está à venda nos melhores supermercados do Brasil em edições limitadas e no
Concurso 3 Corações Florada Premiada
Confira as campeãs em cada categoria. O resultado completo da 7ª edição da premiação está disponível em
Arábica Via Úmida
1ª colocada: Sônia Aparecida Moreira - 92,31 pontos - Sítio Pernambuco - Caputira (MG) - Matas de Minas
2ª colocada: Luciana Nalli - 90,5 pontos - Sitio Bateia - Castelo (ES) - Montanhas do Espírito Santo
3ª colocada: Maria Cristina Teixeira - 89,78 - Fazenda Pinhal - Santo Antônio do Amparo (MG), Sul de Minas
Arábica Via Seca
1ª colocada: Maria Aparecida Santos - 92,30 - Sítio Vargem Grande - Alto Jequitibá (MG) - Caparaó
2ª colocada: Viviane Mattos - 90,56- Sítio Terra Branca - Alto Jequitibá (MG) - Caparaó
3ª colocada: Sebastiana Leão - 90,19 - Sítio Córrego do Ouro - Conceição das Pedras (MG) - Mantiqueira de Minas
Canéfora
1ª colocada: Suely da Graça Berdes - 90,44 pontos - Chácara Santo Antônio - Rolim de Moura (RO) - Matas de Rondônia
2ª colocada: Josiele Werneck - 88,86 pontos - Sítio Bela Vista - Cacoal (RO) - Matas de Rondônia
3ª colocada: Angélica Nicola - 88,25 pontos - Sítio São Sebastião - Seringueira (RO) - Matas de Rondônia