Ouvindo...

Pesquisadores e produtores de amendoim viajam para desvendar cadeia produtiva do alimento nos EUA

Colombo Peanut Tour, organizado pelas Indústrias Colombo, acontece entre os dias 21 e 26 de outubro com a participação de produtores, pesquisadores, empresários e cooperativas do setor

Tour inclui visita guiada em fazendas de amendoim para acompanhamento da safra 2024

Quatorze profissionais entre pesquisadores, empresários e representantes de entidades e cooperativas que compõem a cadeia produtiva do amendoim no país tiraram a sorte grande. Eles foram convidados pelas Indústrias Colombo - multinacional brasileira que atua no desenvolvimento de soluções em máquinas para a colheita mecanizada e na produção de peças e componentes agrícolas (AEMCO) - para participar do Colombo Peanut Tour 2024, de 21 a 26 de outubro, no estado da Geórgia, nos Estados Unidos. O grupo parte amanhã, de São Paulo.

O objetivo é promover um intercâmbio de conhecimento e inovação entre Brasil e Estados Unidos para ajudar a fomentar a cultura do amendoim em nosso país. “O Brasil tem um enorme potencial em se tornar um gigante global na produção e consumo de amendoim. Investir na cadeia produtiva do amendoim representa: diversificação na pauta de exportação agrícola do Brasil; geração de riqueza; e melhoria da alimentação da nossa população.”, ressalta o diretor de Operações da Indústrias Colombo, Leonildo Colombo Neto.

Contato com as mais recentes tecnologias e práticas agrícolas

Integra a comitiva brasileira o professor e pesquisador da UFMG, Diego Fiorese. Ele e outras treze pessoas (veja lista completa abaixo) terão a oportunidade de conhecer de perto as mais recentes tecnologias e práticas agrícolas empregadas pelos norte-americanos, um dos maiores produtores de amendoim do mundo.

“Teremos uma experiência imersiva sobre o manejo norte-americano aplicado na cultura do amendoim, visitar fazendas produtoras, acompanhar e aprender sobre práticas agrícolas modernas, entender o processo da colheita e o uso da tecnologia na produção. Esperamos conhecer a instalação de processamento do campo até a industrialização e as pesquisas feitas para melhorar a produtividade e a qualidade do cultivo”, complementa Cristiano Zanguetin Fantin, diretor de Unidade de Negócios da Jazam Peanuts e um dos participantes da comitiva brasileira do Colombo Peanut Tour.

Na programação, atividades em instituições como UGA – Universidade da Georgia (Tifton/GA), o Parque de Pesquisa de Irrigação Stripling da Faculdade de Ciências Agrícolas e Ambientais da Universidade da Geórgia (Camila/GA), Laboratório Nacional de Pesquisa de Amendoim (Dawnson/GA), visita guiada em campo em fazendas de amendoim para acompanhamento da safra 2024, e na sede da filial da Indústrias Colombo nos Estados Unidos (Adel/GA), entre outras.

De acordo com Fantin, o Peanut Tour” é um exemplo do compromisso da Indústrias Colombo com o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, reforçando seu papel de protagonista na busca por inovações que fortaleçam a competitividade do amendoim no cenário internacional”

Saiba quem vai participar da Colombo Peanut Tour 2024:

Cesar Mayrink - Gerente Corporativo Implementos Coplana

Cristiano Zanguetin Fantin - Diretor da Jazan Peanuts e Presidente da Abex-BR

Dalmyr Luciano Caixeta - CEO Coplana

Diego A. Fiorese - Professor e pesquisador - UFMG

Edinaldo Aure Mathias - Produtor

Edson Bonotto Pantolfi - Produtor

Helder Lamberti - Produtor de Amendoim

José Wanderley Moro - Produtor de Amendoim

Júlio Carlos de Arruda - Diretor Casul

Gustavo Junqueira - Produtor de Amendoim

Leonardo Dal Poz - Consultor e produtor

Renato Fechino - CEO Terranuts

Peter Derks - Produtor

O AMENDOIM NO BRASIL

Nos últimos dez anos, a área destinada ao cultivo de amendoim no Brasil cresceu, em média, 11% ao ano, consolidando o país como uma referência global em ascensão nesse cultivo. São Paulo, maior estado produtor do país, foi responsável por mais de 736 mil toneladas em 2023, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA). Municípios como Tupã, Marília e Jaboticabal são destaques na produção do estado, contribuindo significativamente para o crescimento do setor.

Além de ser o maior produtor nacional, São Paulo também lidera as exportações brasileiras de amendoim, que têm como principais destinos Rússia, Argélia e Holanda. Em 2023, o país exportou 297 mil toneladas de amendoim descascado, gerando US$443 milhões em receitas, um aumento significativo em relação ao ano anterior. O Brasil também expandiu o alcance de suas exportações, atendendo 117 países.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.